feliciano-filho-hostnet-fortaleza-1024x682

Empreendedor cearense abre franquia de tecnologia e marketing digital em Fortaleza

História de franquia – Unidade Hostnet Fortaleza – CE

Iniciar um empreendimento através de uma franquia é como estar apoiado no ombro de gigantes. É o que sinto em relação à Hostnet.Ter conhecido a Hostnet e seus diretores foi uma das experiências mais gratificantes para mim”. (Feliciano Filho)

No Histórias de Franquias de hoje, você vai conhecer o geógrafo que decidiu empreender em tecnologia após anos em sua área e vislumbra, hoje, novos horizontes para 2020.

A localidade

Fortaleza – o coração do Ceará que pulsa forte no litoral do Nordeste brasileiro. Um município que deve o seu nome ao fato de ter começado como uma vila nos arredores da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, antigo forte Schoonemborch, construído pelos holandeses às margens do Riacho Pajeú em 1649 e “re-conquistado” pelos portugueses em 1654. Ocupa uma área de 313,140 km² e reunia, em 2019, segundo estimativa do IBGE, a quantidade de 2.669.342 habitantes; é a maior cidade do estado em população e a quinta do Brasil. 

A cidade constitui um importante centro industrial e comercial do país, com o oitavo maior poder de compra municipal da nação. No turismo, alcançou as marcas de segundo destino mais desejado do Brasil e quarta cidade brasileira que mais recebe turistas de acordo com o Ministério do Turismo. Essa é, curiosamente, a capital brasileira mais próxima da Europa, situada a 5.608 km de Lisboa, em Portugal.

A economia do município está centrada em diversificados segmentos de comércio e prestação de serviços. Em seguida, destacam-se os complexos industriais. Com muitas empresas, Fortaleza é um lugar propício para investir em serviços voltados para tecnologia da informação e marketing digital.

O franqueado

Feliciano Filho, natural de Fortaleza, é mestre em Geografia. Trabalhou como técnico e consultor de meio ambiente, executando estudos, laudos ambientais, e serviços de Topografia e Geoprocessamento. Recentemente, supervisionou a instalação de dessalinizadores na região semiárida cearense.

A essa altura, você deve estar se perguntando: como ou porque o Feliciano decidiu empreender em serviços voltados para Internet? O fato é que antes de se dedicar a área geográfica, o franqueado trabalhou com informática. Tudo começou em 1992, quando fez seu primeiro curso na área; um treinamento gratuito oferecido pelo estado chamado Projeto ABC. Lá, ele se destacou e foi selecionado para ser monitor. 

Durante a época em que auxiliou os professores do curso de informática, teve a oportunidade de se desenvolver na área de forma autodidata. Aos 18 anos, foi convidado para assumir como professor no Projeto ABC e aos 19 já estava dando aulas no Data Control (maior curso de computação do Brasil à época). Feliciano também programou em Clipper e Delphi por um tempo, além de montar, instalar e realizar manutenção em computadores.

Desbravando o mundo dos negócios

Essa é a primeira vez que Feliciano investe em uma franquia, aliás é a estreia dele como empreendedor. Sempre trabalhou como autônomo, mas isso não o intimida, pelo contrário. Ele afirma que gosta de encarar desafios e que a sua ideia de abrir um negócio próprio não é de hoje.

Por muito tempo, o mestre em geografia deixou de lado o sonho de empreender. Quando amadureceu a ideia, buscar uma franquia lhe pareceu o caminho mais acertado; uma vez que é um modelo de negócio pronto, testado e que atingiu um nível de sucesso mensurável. 

Sobre empreender em momentos de crise, o franqueado acredita ser a opção mais viável. “Empreendendo, você encara o problema de frente. Você age de forma proativa. Deve ser desesperador aguardar uma crise passar com os braços cruzados. Eu acho que não conseguiria”, explica Feliciano.

O setor de tecnologia é uma paixão antiga para o novo franqueado, e isso o motivou bastante para que investisse nessa área.  “Eu sei que estou pondo meu tempo, inteligência e dinheiro no futuro. Vários serviços convencionais estão migrando para o meio digital. Estar bem posicionado no setor é se beneficiar deste movimento de convergência.” explicou Feliciano Filho, acrescentando que conheceu a Hostnet através dos vídeos do Gustavo Guanabara, em meados de 2018.

O mercado

Em 2016, Fortaleza despontou como a décima cidade mais rica do país em PIB e a segunda do Nordeste. Em todo o país, muitas empresas e profissionais ainda não possuem sites. “E mesmo que tenham muitas agências e profissionais especializados em criação de sites e marketing digital, a maioria não transmite muita segurança e qualidade. É fácil constatar isso ao se aplicar técnicas de análise de sites quanto à segurança e SEO”, destacou o franqueado.

No Brasil,  o mercado de tecnologia e Internet em geral está em franco crescimento. Fazer negócios, comprar produtos e serviços através da Internet é uma realidade e a tendência é aumentar. Cada vez mais, pessoas e empresas estão tentando firmar uma presença digital. Existe uma demanda gigantesca por serviços que ofereçam segurança e qualidade, uma vez que 7 em cada 10 micro e pequenas empresas não têm sequer um domínio registrado.

Com a franquia Hostnet atuando em Fortaleza, o empresário oferece maior segurança para os clientes e disponibiliza diversos serviços, entre eles: a criação de sites, automação de marketing, e-mails corporativos, desenvolve meios para otimizar buscas no Google, melhora o alcance nas redes sociais, entre outras facilidades que envolvem o meio tecnológico.

Custo da franquia e treinamento

Segundo o empresário, o custo acessível da franquia favorece o investimento por profissionais que desejam iniciar um empreendimento sem muito capital. “Contudo, não é a típica proposta muito barata que costuma atrair aventureiros e curiosos”, esclareceu Feliciano.

O treinamento para novos franqueados é dividido em duas etapas: treinamento a distância e imersão presencial. “A qualidade e quantidade de informações passadas durante a capacitação teórica são extraordinárias. Aprendemos sobre os principais termos técnicos utilizados, as ferramentas de trabalho e a gestão da unidade franqueada. Os próprios diretores da Hostnet ministram grande parte do treinamento. Na imersão presencial temos a oportunidade de conhecer a empresa, sua estrutura, seus diretores e colaboradores”, afirmou o empreendedor que aproveitou o momento para tirar dúvidas e consolidar o conhecimento adquirido com o treinamento a distância.

Planos e metas

Inaugurada em janeiro, a Unidade Hostnet Fortaleza – CE conta com o total suporte da matriz. O objetivo do franqueado é que o seu empreendimento torne-se uma referência local na criação, hospedagem de sites e automação de marketing.

“Em quatro anos pretendo ter mais de 50 clientes e um escritório físico”, destacou Feliciano que apresenta expectativas bastante otimistas e espera que a parceria com a Hostnet seja duradoura e saudável.  Para alcançar o alvo, o franqueado traçou as seguintes metas:

  • 1º ano – construir uma carteira de 24 clientes;
  • Meta de médio prazo – abrir uma agência física, ampliar a carteira de clientes para 60;
  • Meta de longo prazo (5 ou 6 anos): ter mais de 100 clientes e ter consolidado a marca na cidade de Fortaleza. 

Faça como o Feliciano, empreenda em 2020! Ano novo, empresa nova. 

Conheça mais sobre a Franquia Hostnet.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios