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Afinal, o que é SEO?

Todo mundo fala que SEO é fundamental para seu negócio ter sucesso na internet. Mas você sabe, de fato, o que é?

Buscadores como o Google são vitais na Internet. Através desses mecanismos, usuários são capazes de encontrar o que procuram na Web. Ao mesmo tempo, os donos de sites fazem de tudo para que suas páginas apareçam na melhor posição (preferencialmente na primeira página) desses serviços de busca.

Entre milhões de sites ativos, é natural que existam centenas e até milhares sobre os mesmos assuntos e objetivos. A qualidade do SEO é que determina quem aparece primeiro e “se” aparece nos buscadores. Outro fator relevante para merecer destaque é se o site realmente supre a necessidade de informação do usuário.

Definição

Search Engine Optimization (SEO) ou “Otimização de sites” em português,  é o aprimoramento de uma página ou site, um conjunto de pequenas ações realizadas para garantir melhor posicionamento em uma mecanismo de buscas.

Os buscadores

O buscador mais popular é o Google. Em 2005, a empresa Google introduziu um novo conceito de personalização dos seus resultados de pesquisas para cada usuário. Dessa forma, um usuário pode ter um resultado diferente de outro usuário para uma mesma busca. Com as novas políticas de recolha de dados associados aos seus usuários registrados, quem faz uma pesquisa hoje, vê os resultados da mesma serem influenciados pelas consultas anteriores.

O resultado dos buscadores é a resposta de um processo muito interessante, que funciona a partir da aplicação de um algoritmo orgânico. Contudo, a prática do SEO não apresenta garantias, pois conforme o próprio Google diz: não há interferência nos resultados das buscas e a internet está em constante alteração, até mesmo o algoritmo que realiza as buscas.

A Google detém mais de 60% da fatia de mercado dos buscadores e, por isso, o próprio conceito de SEO funde-se com o do buscador. Seu algoritmo é único e ultrassecreto, sendo crucial para o sucesso ou insucesso de um site. É provável que existam mais de 200 critérios que o Google utilize para atribuir um  PageRank (classificação que vai de 0 a 10 sendo que 10 é a nota máxima) a  uma  página. Sites que disponibilizam conteúdos de qualidade, atualização constante, com relevância, de navegação fácil e onde os utilizadores encontram facilmente o que pretendem, são muito valorizados.

Quando um assunto é pesquisado, o ideal é que ele apareça nas primeiras posições. Quanto mais alto o resultado contendo o link, maior é a probabilidade de quem pesquisa clicar nele. Pesquisas de comportamento apontam que usuários tendem a clicar nos cinco primeiros links, começando de cima para baixo, antes de realizarem uma nova busca.

Negócios

Para quem faz negócios na web, o SEO é prioridade. Empresas como a Amazon, Ebay, aumentam sua rentabilidade e volume de negócios com técnicas que colocam seus links em áreas de destaque e assim lhes direcionam mais tráfego a partir dos buscadores para os seus sites e então conseguem realizar mais negócios online. Mas isso não é só para os grandes.Um pequeno empreendimento também pode alcançar os primeiros lugares da lista.

Técnica

Sobre a implementação, deve-se considerar a forma como os buscadores funcionam e o que as pessoas pretendem encontrar. É bom editar o seu conteúdo e o seu código fonte, de forma a aumentar a relevância da palavras-chave. Existem várias técnicas utilizadas no SEO.

Podemos dividir o SEO em duas partes. Os fatores internos e externos.

Internos:

URLs claras;
Utilização dos padrões web;
Títulos de página racionais e a correta utilização das tags html.

Externos:

Como os outros sites se relacionam com “esse” site.

Vale lembrar que existem alguns práticas não incentivadas pelo Google conhecidas como Black Hat SEO. Tais práticas são utilizadas para enganar os algoritmos do buscador e assim melhorar o posicionamento da página. Mas cuidado, se forem descobertas, os sites de busca podem punir os sites que utilizam o Black Hat SEO, diminuindo a importância do site ou chegando a excluí-lo da sua busca. Fica a dica!

1 comentário

  1. Tiago em 12 de junho de 2015 às 07:22

    Parabéns pelo artigo!

    O SEO anda nas bocas do mundo, mas são poucos os que sabem aquilo de que realmente se trata. Fazer otimização para motor de busca demora tempo e é um trabalho contínuo que acaba por dar frutos.

    O truque está em saber aplicar as técnicas certas e assim obter o reconhecimento do Google como site de referência. Para todos aqueles que estiverem interessados, recomendo este link: http://www.estrategiadigital.pt/category/seo/

    Continuação do excelente trabalho e votos de muito sucesso!

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