criar-loja-virtual

Acertos e erros – Tudo o que você precisa saber antes de criar uma loja virtual

Segundo o Mastercard Spending Pulse, índice que analisa as vendas gerais de varejo em todos os tipos de pagamento, o e-commerce no país cresceu 75% em maio. Informações divulgadas pelo Compre & Confie mostram que, entre 28 de maio e 12 de junho, foram realizadas 15,8 milhões de compras pela Internet, um aumento de 112,8% em comparação a 2019.

Com diversos tipos de negócios migrando para o digital, compartilhamos informações pertinentes e relevantes toda vez que esbarramos com elas. Nesse artigo, você vai caminhar por alguns passos essenciais para criar uma loja online vencedora e também vai conhecer alguns deslizes fatais.

É bem verdade que não precisa rios de dinheiro para ter um e-commerce, e se você já tiver a loja física, fica ainda mais simples. Planejamento e estratégia são palavras de ordem. Sabemos que a pandemia deu uma acelerada nos projetos e pegou vários empreendedores de surpresa, fazendo com que buscassem o digital, sem tempo para arquitetar e detalhar essa transição.

Se você é um empresário ou profissional que se viu sem chão nos últimos meses e correu pro digital sem poder pensar muito, não se preocupe. Essas informações vão te ajudar. Mas se você ainda não existe na web, preste atenção nas dicas e apresse-se, afinal, quem não está online, dificilmente será visto ou terá êxito.

Se você quer se aprofundar no assunto, criamos um e-book totalmente dedicado ao tema Loja Virtual, que está disponível para download gratuitamente.  Clique na imagem abaixo para obter o material.

O que fazer para ter sucesso com o e-commerce

Invista em nichos – dê preferência a um nicho que você conheça. Não saia por aí atirando pra tudo quanto é lado, abrindo um leque infinito de artigos, afinal você não vai competir com as grandes lojas. É bem melhor focar em um nicho e em produtos relacionados a ele. Exemplo: apostando em moda praia, você pode vender biquínis, maiôs, sungas, blusas UV, acessórios etc.

Planejamento financeiro – comece pensando se vai produzir ou revender produtos. Identifique bons fornecedores e faça cotações. Faça projeções sobre custos e objetivos: mensal, trimestral e anual. Aqui vale a mesma regra de um negócio físico, o fato de ser online não traz mudança em relação à programação de compra e venda.

Cuide das operações – defina quais meios de pagamentos, de entrega e prazos que serão adotados. Você terá funcionários? Se sim, precisa identificar quem fará o que: atendimento, estoque, despacho de produtos adquiridos. Isso precisa estar bem delineado antes do e-commerce ir para o ar.

Domine as técnicas de vendas – se você já tinha um loja física, está com meio caminho andado. Só precisa adaptar sua realidade para o virtual. Já para os iniciantes do varejo, é preciso aprender tudo do zero. Faça cursos online, ouça podcasts sobre empreendedorismo, leia bastante.

A plataforma EAD da Hostnet oferece cursos gratuitos, recomendamos para quem está começando os curso de Administração de Loja Virtual e Marketing Digital para Empreendedores.

Seja criterioso na hora de cadastrar os produtos na sua loja online. Use imagens com qualidade e mais fiéis possíveis ao produto. Afinal, ninguém quer comprar uma coisa e receber outra. Capriche também nas descrições dos produtos, insira o maior número de informações relevantes.

Tenha sempre um canal de comunicação disponível – o cliente precisa se sentir seguro e amparado pra comprar com você. Um atendimento online ou por telefone é o caminho mais eficiente. Se a solução for contato através de e-mail ou mensagem, o cliente deve ser respondido o mais rápido possível. O ideal é que seja na hora, pelo menos durante o horário comercial.

Invista no marketing digital – a sua loja se destaca organicamente, apostando nesse tipo de estratégia. Associe boas descrições de produtos, pois isso ajuda no ranqueamento dos buscadores. Recorra a automação de e-mail marketing e use a tecnologia para criar um fluxo inteligente de comunicação e mapear o interesse do cliente sobre seus produtos. Integre o seu site às redes sociais. O investimento em mídia paga só deve ser feito quando a loja estiver bem estabelecida, ex: no Google Ads e no Google Shopping.

Não deixe o seu cliente abandonar o carrinho – muitos consumidores selecionam produtos mas não concluem a venda. Para evitar esse tipo de situação, programe disparos de cupons de desconto em momentos específicos como: na hora em o consumidor cadastra o seu e-mail ou quando ele se encaminha para sair do e-commerce. Afinal, quem resiste a um bom desconto relâmpago?

Oferecer frete gratuito também é um bom negócio. Principalmente se estiver condicionado a um valor alto de compra.

Cliente satisfeito é a chave do sucesso – ofereça uma experiência de compra positiva de ponta a ponta; desde a visita ao site até a entrega do produto, tudo isso com um atendimento impecável e segurança online. O consumidor contente atrai outros clientes. Cliente insatisfeito afasta muito mais compradores!

Agora, conheça os sete pecados do e-commerce

Além de saber o que fazer para ter êxito com a loja, é preciso saber o que evitar para não perder clientes e prejudicar a marca. Fique atento aos erros mais graves que você NÃO pode cometer no seu e-commerce.

Cadastro – imagine um cliente escolhendo vários itens na loja online, gastando tempo e energia, e no final, quando tenta finalizar a compra, se depara com algum tipo de falha que inviabiliza a concretização do pedido. Erro gravíssimo!

Modos de pagamento – um cliente, através de um anúncio, encontra um produto que ele tanto queria por um preço atrativo na sua loja e fica super motivado a comprar. Segue todas as etapas necessárias, mas ao tentar fechar o pedido, a forma de pagamento preferida por ele não funciona ou o cadastro não é aceito ou pior: nem encontra esta funcionalidade tão essencial. Você perde a venda e queima o seu filme!

Logística – beleza, o consumidor acha o que procura, gosta do preço, preenche o cadastro…mas na hora de finalizar a transação, o CEP é solicitado. O que ele não esperava depois disso tudo é receber uma mensagem na tela dizendo algo do tipo: desculpe, mas não entregamos na sua região. Essa é de matar!

Seria bem melhor se o site avisasse a área de cobertura logo no início. Poderia ser perfeitamente programado para fazer essa observação no primeiro contato do consumidor.

Entrega desastrosa – uma pessoa pede um prato “X” no restaurante pelo aplicativo, espera um tempo considerável pela entrega, acompanha passo a passo o pedido chegando…com muita fome e até então feliz, o cliente abre a embalagem e voilà! Encontra o seu objeto de desejo tão desmontado que parece que alguém já havia começado a comer antes. Essa é indigesta e apesar disso, muito comum!

Para evitar esse tipo de problema, escolha embalagens seguras e adequadas ao formato e consistência dos seus produtos. E por favor, não coloque a culpa no motorista do delivery, isso fica feio e cai no lugar comum. Sem falar que prejudica alguém que muito provavelmente não teve nada com o seu erro.

Falta de transparência – muitas lojas famosas revendem produtos de outras menores ou com nicho mais específico. Até aí, ok. O que não pode é esconder do seu cliente que este produto vem de um lojista parceiro. O consumidor deve saber claramente de onde vem o produto e escolher com quem ele quer comprar.

Tem mas acabou – vender produtos em falta no estoque é um erro gravíssimo! O cliente ficará frustrado depois de passar dias esperando, o prazo vencer, a encomenda não chegar e só então descobrir pelo SAC da loja que o produto está em falta no estoque. Bem, essa nem precisa explicar muito, né?

Final infeliz – imagine uma pessoa escolhendo diversos itens em um mercado virtual, mas no fim da lista de compra descobre que a entrega só será realizada em 15 dias. Como assim?

Todos sabemos que o volume de pedidos durante a pandemia aumentou e que pode ocorrer demora nas entregas…mas por favor: avise o prazo desde o início e cumpra-o.

De olhos nas dicas do que fazer e o que evitar, é mais fácil que o seu e-commerce tenha sucesso nas vendas.

Na hora de construir ou revitalizar a sua loja online, fale com a Hostnet. Temos todos os serviços de Internet para todos os tipos de clientes e pacotes especiais para quem quer colocar a mão na massa (e construir seu próprio site) ou para quem prefere contratar profissionais qualificados para desenvolver ou remodelar sua loja virtual em tempo recorde.

Criação de Loja Virtual – A Hostnet faz para você

Criamos uma loja virtual personalizada. Esta é uma solução para empresas que precisam de uma solução com maior grau de personalização em reação ao design da loja e maior capacidade tecnológica que permita a integração outras ferramentas.

O serviço também inclui criação da loja, hospedagem, registro de domínio, manutenção, opções de pagamento para o seu cliente, segurança na Internet, suporte 24 horas para o empreendedor e um curso online grátis que vai te ensinar tudo sobre a administração da loja virtual.

Veja mais detalhes: https://www.hostnet.com.br/criar-loja-virtual/

Criação de Loja Virtual – Faça você mesmo (DIY)

Se você mesmo pretende colocar a mão-na-massa e desenvolver sua própria loja, a Hostnet, oferece conhecimento e ferramentas para você trabalhar e expandir suas aptidões. 

O Combo Cloud é um pacote de serviços que extrapola os recursos de hospedagem; o nosso super pacote que inclui: Domínio + Hospedagem + Ferramentas Premium + Cursos Profissionais de Criação de Site e Automação de Marketing, por um preço inacreditável, a partir de R$ 59,90 mensais.

O Combo Cloud conta com um setup de temas e plugins premium para WordPress e Mautic pré-selecionados e testados que oferece infinitas combinações para profissionais avançados e iniciantes. Você não terá custos com as licenças das ferramentas, o que representa uma economia de aproximadamente US$ 700,00 anual. 

Veja mais detalhes em: https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

melhor hospedagem wordpress hostnet

Links Relacionados: 

https://www.hostnet.com.br/criacao-de-loja-virtual/

https://www.hostnet.com.br/hospedagem-de-sites/

https://www.hostnet.com.br/mautic-automacao-marketing/

https://www.hostnet.com.br/academia/

https://www.hostnet.com.br/ebook/

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios