guia-loja-virtual-2

Loja Virtual: acerte na escolha da plataforma do seu e-commerce

 WordPress + WooCommerce é a solução favorita da Hostnet para criar loja virtual

Foi decidido que o seu negócio precisa de uma nova loja, e agora? Vamos dar uma ajudinha neste artigo e mostrar tudo o que é necessário para começar a empreitada e ter sucesso escolhendo a plataforma mais adequada. Contudo, caso você queira se aprofundar no assunto, criamos um e-book totalmente dedicado a e-commerce que está disponível para download gratuitamente

loja virtual wordpress woocommerce hostnet

Plataforma da Loja Virtual

Inicialmente, será necessário decidir qual será a plataforma adotada. E esta é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas. Por que?

A plataforma é a base da loja virtual e tudo será feito a partir dessa escolha. Sugerimos que seja uma plataforma flexível e com qualidade. O objetivo é minimizar problemas.

Uma plataforma é dividida em duas partes:

  • O Front-End é a parte que o cliente tem acesso, é a interface. Onde ele navega, compara preços e realiza a compra.
  • O Back-End é a parte que o cliente não vê, mas é onde a loja é gerenciada.

Como escolher a plataforma mais adequada?

Algumas empresas costumam trocar de plataforma de lojas virtuais de tempos em tempos, o que é sempre um problema: migração, testes, falhas de segurança… É importante ter em mente que deve ser escolhida uma plataforma que supra as necessidades não só agora, mas também no futuro. E é por isso que destacamos anteriormente a flexibilidade e qualidade: quanto menos sofrer alterações, melhor.

Existe uma infinidade de sistemas que consiste em plataformas para gerenciar uma loja virtual, e todas as opções possuem os principais recursos que um site de comércio eletrônico precisa ter: lista de produtos, gerenciamento de pedidos, módulos que trabalham com diferentes formas de pagamento, entre outras facilidades.

No processo de escolha da plataforma, existem algumas questões que devem ser levadas em conta:

  • Quanto pode ser investido nessa plataforma?
  • Qual é o histórico dessa plataforma?
  • Existem empresas que a usam também? O histórico de uso é bom?
  • É possível integrá-la com uma ferramenta de análise de tráfego de dados, como o Google Analytics, por exemplo?
  • Quais formas de pagamento essa plataforma suporta?
  • Ela é segura?
  • Quem pode ajudar em caso de falhas ou havendo necessidade de suporte?
  • É possível alterá-la, expandi-la ou melhorá-la? É caro fazer isso? E quem realizará essas alterações?

Tendo essas informações, é possível planejar as necessidades, e de forma realista, tomar decisões. Não é adequado pensar apenas nas necessidades imediatas. É fundamental também planejar novas demandas prováveis no futuro.

Alguns destaques a respeito dessa decisão tão importante:

  • A escolha da plataforma deve ser feita no início do processo;
  • Não é porque muita gente usa que necessariamente essa solução é a melhor; recomenda-se que seja escolhida uma plataforma que seja boa para a sua necessidade;
  • A opinião de profissionais que tenham experiência na área é importante: designers gráficos, web designers, profissionais de marketing e publicidade, e profissionais de comércio eletrônico também. Um pouco de pesquisa na Internet ajuda muito.
  • Não basta um belo front-end se o back-end é problemático. Plataforma de e-commerce não é só o lado estético da loja virtual, mas também o lado operacional de seu negócio. Isto deve ser levado em consideração;
  • Questões como o tamanho da loja, o grau de complexidade exigido e o conhecimento necessário para administrar essa solução são fatores que deverão ser levados em conta nessa decisão.

Apresentamos algumas soluções

Uma solução que cresceu muito ultimamente é a dupla WordPress + Woocommerce. O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo mais usado do mundo. Já o Woocommerce é um plugin para este CMS que o transforma em uma plataforma de comércio eletrônico muito completa e repleta de recursos. Em uma loja gerenciada por esta dupla é possível cadastrar ilimitados produtos, usar mais de 400 extensões, além de toda a infraestrutura já fornecida por soluções baseadas em WordPress. Logo, ele acaba tornando-se a principal opção para o estabelecimento de lojas virtuais de tamanho pequeno e médio – o que é a esmagadora maioria do e-commerce estabelecido. Esta é a solução preferida da Hostnet e recomendada aos clientes. O nosso serviço de criação de loja virtual é baseado na dobradinha no WordPress + Woocommerce.

Existem também o Prestashop e o Magento, que são boas soluções open source já utilizadas pela Hostnet, porém não mais disponibilizadas no Instalador de Aplicativo para os clientes. Ainda é possível fazer a instalação manualmente das plataformas no servidor.

Quem desejar trabalhar com o PrestaShop ou o Magento na Hostnet deverá ter conhecimento técnico ou algum profissional responsável para cuidar das atualizações e outras demandas do sistema, pois a nossa equipe não presta mais suporte técnico relacionado às ferramentas, apenas para a hospedagem de site/loja. 

O Prestashop é um software apropriado para gerenciar uma loja de pequeno ou médio porte. Sua interface é amigável e intuitiva, o que a torna mais fácil para pessoas com conhecimento técnico razoável. 

Já o Magento é um software mais usado por lojas de grande porte, com muitos recursos. Sua interface é complexa e a quantidade de recursos, bem ampla. Para usar essa aplicação, o profissional precisa de conhecimento técnico avançado e fazer a instalação dela manualmente no servidor.

Hoje em dia, o melhor caminho para a maioria dos casos é a dupla WordPress e Woocommerce. Esta solução traz a infraestrutura campeã do WordPress junto a uma ferramenta sólida e facilmente configurável como o Woocommerce, para juntos obterem um dos melhores resultados entre as soluções para comércio eletrônico. Não por acaso, a Hostnet implementa essa solução na oferta de serviço de criação de loja virtual proposta aos nossos clientes.

Saiba mais

Ainda tem dúvidas acerca da solução perfeita para vender online? Recomendamos a leitura de outro post recente no qual falamos sobre WordPress, marketplace ou lojas prontas: qual a melhor forma de vender pela Internet?

Acompanhe o nosso blog ou fale com um de nossos especialistas franqueados.

Links Relacionados: 

Criação de Loja Virtual – A Hostnet faz para você 

Hospedagem de Sotes e Loja Virtual 

Tudo sobre WordPress: o melhor construtor de sites e CMS do mundo

Hostnet revela o segredo das lojas virtuais de sucesso

Curso Grátis de Criação de Loja Virtual com WordPress + WooCommerce

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios