Passos para fazer um plano de negócios matador

Você sabe o que é um plano de negócios?

Plano de negócios, plano empresarial ou Business Plan é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Também é utilizado como ferramenta de marketing interno ou gestão. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

Muita gente pergunta: como organizar um plano de negócios e qual seria um bom modelo? Pensando nisso, o coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV EAESP, Marcelo Aidar, destacou uma série de passos (e nós da Hostnet vamos compartilhar aqui no artigo) que vão ajudar o seu negócio na caminhada para o sucesso:

1. Resumo executivo

Na verdade, um sumário com no máximo três páginas. Apresenta uma visão geral do plano de negócios. Base para atrair atenção do leitor, ilustra os principais aspectos do plano, apresenta de forma sucinta a oportunidade; produtos e/ou serviços; o mercado; os impactos sociais do negócio e o planejamento financeiro. É feito após a elaboração de todos as outras etapas do plano, mas fica no início do documento, uma espécie de orientação.O que deve conter:

  • Problemas ou necessidades não atendidas, que justificam a criação do negócio;
  • Informações sobre o mercado e seus segmentos, tamanho e a tendência de crescimento;
  • Os produtos e serviços que serão oferecidos e seus diferenciais;
  • Tecnologia e modelo de negócios que serão adotados;
  • Descrição da equipe e atribuições;
  • Dados sobre a rentabilidade do negócio e eventuais necessidades de financiamento.

2. Descrição geral e modelo de negócio

Aqui entram as informações básicas sobre o negócio e sua estrutura. Fazem parte desse item, os tópicos abaixo.

  • A missão da empresa com ênfase nas necessidades dos clientes por meio de seus produtos/serviços;
  • A visão de futuro, incluindo os objetivos estratégicos;
  • O modelo de negócios que será adotado, incluindo: proposta de valor; clientes; canais; parcerias e recursos estratégicos, além do modelo de receita.

3. O plano de marketing

É ele quem identifica os benefícios dos produtos e serviços que serão oferecidos. Nesta seção se encontram os principais enfoques relacionados ao mercado a ser alcançado e as estratégias de marketing que serão adotadas para otimizar o desempenho da empresa. Aqui devem ser respondidas questões sobre a análise de mercado, proposta de valor, concorrência e estratégia de marketing. Mencione:

  • Os fatores (culturais, sociais, pessoais e psicográficos) que influenciam o comportamento do consumidor;
  • Os critérios geográficos, demográficos, comportamentais, volume, tecnologia, etc. – que podem ser aplicados para segmentar o mercado;
  • Os segmentos mais atrativos para a empresa;
  • O mercado-alvo selecionado;
  • O estágio de desenvolvimento do produto;
  • As características únicas dos produtos ou serviços e suas vantagens distintivas;
  • Se há produtos ou serviços adicionais previstos;
  • Quais são os concorrentes mais importantes deste mercado;
  • Como pode ser avaliada a tendência de crescimento ou declínio do mercado;
  • A sua principal estratégia competitiva;
  • Quais estratégias serão utilizadas para atrair o cliente (comunicação, promoção, localização etc.)?
  • Como poderá identificar/localizar seus clientes potenciais.

4. O plano gerencial

O empreendedor precisa encontrar colaboradores qualificados e adequados, além da seleção da localização, mobiliário e equipamentos necessários. O plano gerencial aborda a estrutura organizacional e aponta os principais membros da equipe gerencial e suas inter-relações. As principais atividades também aparecem aqui. Não deixe de incluir:

  • Como a propriedade será distribuída entre os sócios;
  • Quem são os membros da equipe gerencial;
  • Quais as habilidades, educação formal e experiência de cada um;
  • Quais outros investidores ou diretores estarão envolvidos e quais as suas qualificações;
  • Quais cargos existem e quais os planos para preenchê-los;
  • Se consultores serão procurados e quais qualificações serão necessárias;
  • Como os colaboradores serão selecionados e remunerados;
  • Como será o processo decisório na empresa (níveis de autonomia e responsabilidade);
  • Qual o sistema de trabalho será adotado para estimular a criatividade, inovação e compromisso dos funcionários;
  • Quais serão os programas de treinamento, desenvolvimento e integração de novos funcionários para garantir seu alinhamento com as estratégias do negócio.
5. O plano operacional

Mostra o processo de produção dos produtos e/ou serviços prestados. Explicar os critérios de qualidade da produção, o controle do estoque e o uso de terceirização. Questões sobre matérias-primas críticas também cabem aqui. Inclua:

Como serão produzidos os produtos ou serviços, indicando os principais processos de produção;

  • Os principais processos de apoio;
  • Quais processos serão terceirizados;
  • Quais instalações ou unidades de operação serão usadas e respectivas capacidades;
  • Como será realizado o controle de qualidade;
  • Como serão controlados os estoques;
  • Dados sobre o impacto ambiental resultante da produção ou da utilização dos produtos/serviços;
  • Os principais custos de produção;
  • Os materiais ou componentes críticos para a produção;
  • As fontes de fornecimento existentes;
  • Os principais fornecedores, suas qualificações, certificações e localização;
  • Os tipos de contratos de fornecimentos que serão firmados;
  • Como será a logística de fornecimento.

6. O plano jurídico

Muitas vezes o ele está na descrição geral da empresa, mas pode ser um capítulo à parte. É uma descrição da forma jurídica de constituição da empresa e questões legais relacionadas. Existem três alternativas em relação ao formato da empresa:  limitada, sociedade por cotas ou sociedade anônima. Contudo, existem variações que merecem destaque dentro destas formas de constituição da empresa. As questões que devem ser abordadas no plano jurídico são:

  • Como a empresa será juridicamente constituída (individual, sociedade por quotas de responsabilidade limitada, sociedade anônima comum ou unidade de negócios de uma corporação);
  • Quais as implicações jurídicas dos débitos da forma de constituição escolhida;
  • Quais as vantagens e desvantagens tributárias dessa forma de constituição;
  • A data da incorporação;
  • Que advogado ou escritório jurídico foi selecionado para representar a empresa;
  • Que tipo de relacionamento existe com esse advogado ou escritório jurídico;
  • Quais questões legais são significativas ou potencialmente significativas;
  • Quais licenças/permissões podem ser exigidas.

7. O plano financeiro

Aqui está a principal fonte de referência e controle da saúde financeira do negócio. Ele é utilizado para projetar e conduzir as atividades dentro dos parâmetros planejados, corrigir distorções e adaptar-se a mudanças na conjuntura. O plano financeiro também pode ser usado como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores e captar capital de risco. Além de constituir uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de fornecedores e instituições bancárias.

Este capítulo contempla os tópicos referentes às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da empresa, projeta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta análises componentes da parte financeira do negócio, tais como: fluxo de caixa, balanço patrimonial e análise do investimento projetado. Considere incluir no plano financeiro as seguintes informações:

  • As suposições usadas para as projeções financeiras;
  • Que nível de receita é projetado pelos meses e pelos anos;
  • As despesas e lucros que são projetados pelos meses e anos;
  • Quais posições financeiras existem agora, e o que será antecipado em vários pontos durante os próximos cinco anos;
  • Quando os negócios atingirão o ponto de equilíbrio;
  • Os recursos financeiros exigidos agora;
  • Os fundos adicionais exigidos e como serão usados;
  • Quanto foi investido e emprestado pelos responsáveis;
  • As fontes potenciais adicionais que serão exploradas;
  • Quais as proporções de fundos que serão débito e patrimônio;
  • E que tipo de participação financeira está sendo oferecido.
  • Resumindo, essa parte aborda dados sobre:
  • o investimento inicial  – aquilo que deverá gastar para iniciar as atividades, incluindo registros e licenças do governo, máquinas, móveis, equipamentos, pesquisas de mercado, etc.;
  • projeção de resultados – planilha com projeção das entradas e saídas de recursos financeiros, de acordo com os dados lançados nas planilhas de receitas, custos fixos, custos variáveis de cada produto, impostos e despesas;
  • Ponto de equilíbrio – a relação que se estabelece quando as receitas obtidas igualam-se às despesas geradas (custos fixos + custos variáveis). Nesse quadro é demonstrado quanto a empresa deverá vender de cada produto/serviço para cobrir seus custos;
  • Análise de investimentos – planilha que contempla os métodos mais comuns utilizados pelas empresas e exigidos pelas instituições financeiras para se avaliar a viabilidade de um empreendimento: Pay Back (Tempo de Retorno), TIR (Taxa Interna de Retorno) e o VPL (Valor Presente Líquido).

Ufa, quanta coisa!

Uma verdadeira aula sobre plano de negócios. Depois dessa orientação, temos certeza que seu empreendimento ganhará muita força e qualificação. Envie suas perguntas e sugestões para a Hostnet.

Até a próxima!

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