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20 dicas para divulgar na Internet quase de graça

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Nos últimos anos, o desenvolvimento da tecnologia atingiu patamares altíssimos devido a pandemia e a revolução digital não para por aí. O consumidor, outrora hesitante em fazer compras online, agora se entrega com confiança a esse universo de possibilidades oferecidas por lojas virtuais e marketplaces

Divulgar um site é um dos pontos importantes desse processo em busca da prosperidade na rede. Hoje, vamos compartilhar alguns truques para tornar essa tarefa mais simples, mais barata e mais fácil de realizar. Na maior parte das dicas, você vai investir o seu tempo e nada de dinheiro. Vamos lá!

Divulgue o seu site para amigos e familiares

Converse com eles sobre o seu empreendimento e apresente o seu site e canais na Internet. Esse é o primeiro público que você pode e deve atingir, muito possivelmente essas pessoas irão lhe dar feedbacks valiosos e sinceros. Não se acanhe. Vai no grupo da família e de amigos e apresente o seu empreendimento. O Facebook também pode ser uma boa ferramenta;  ele conta com um recurso que apresenta sua página para quem já é seu “amigo” curtir. Mande o link para seus amigos e parentes com uma breve descrição. Mesmo que as pessoas não queiram comprar o que você comercializa, certamente serão os primeiros a indicar seus produtos e serviços para terceiros. 

Fóruns e comunidades

Esses são excelentes espaços para dar um segundo passo. Já é característico desses lugares a ação de “ajudar”. Apresente seu site, convide as pessoas a conhecerem mais sobre o seu negócio e forneça seu link. Pode começar com uma papo informal, por exemplo: estou fazendo um site para divulgar minha empresa, trabalho com serviços gráficos, faço também impressão de copos e canecas, dá uma olhada, quem sabe algo te interessa ou só mesmo para conhecer mesmo… Você pode também colaborar em fóruns e comunidades diretamente relacionados ao seu ramo de negócio respondendo perguntas, tirando dúvidas e disponibilizando conteúdo relevante. Certamente é uma forma de se tornar referência no mercado específico e as pessoas vão lembrar de você quando precisarem de algo do seu seguimento. Além de “escrever”, você pode postar vídeos explicativos produzidos por você mesmo ou por seus fornecedores, sempre com o intuito de colaborar; assim você se fortalece como uma referência.

 Crie um blog corporativo

É um excelente chamariz para o seu site. É nele que você vai postar artigos e informações relacionadas ao seu negócio. Construa conteúdos (textos, imagens, vídeos etc.) relevantes com boas informações. Isso atrairá visitantes de forma orgânica para o seu site. Os artigos podem ser compartilhados pelos leitores e por você mesmo, seja em outras redes sociais, em aplicativos de conversa, por e-mail e de muitas outras formas. As vantagens são muitas, dentre elas você terá um conteúdo de qualidade produzido fora das redes sociais (logo será indexado nos buscadores como o Google). 

Promova posts em redes sociais

Depois do conteúdo pronto e postado no blog, essa etapa é praticamente uma consequência. Use trechos do seu conteúdo em diversas redes sociais. Para isso, você pode postar só a primeira frase ou até mesmo um resumo em um parágrafo e complete com o famoso “saiba mais”, deixando um link para o seu site (se for no Instagram, indique o link na Bio). Vai despertar interesse e curiosidade e gerar mais visitantes para o seu site. Da mesma forma, peça feedback sobre o conteúdo proposto; afinal, tudo isso gera engajamento. 

Conteúdo em outras mídias

YouTube e podcasts são bons recursos. Muitas vezes a pessoa não tem tempo (ou tem preguiça) de ler algo, mas pode dar o play e escutar no caminho para o trabalho, por exemplo. Nos vídeos e áudios você pode usar o conteúdo do blog, o máximo de esforço que vai precisar é dar uma reciclada no formato para que a informação se adapte à mídia escolhida. 

Invista em e-mail marketing

Ao contrário do senso comum, o e-mail não acabou! Ele é a base de uma ferramenta valiosa na hora de divulgar o seu website. Cuidado para não fazer SPAM. Mande e-mails para os contatos que você conhece com uma breve apresentação do seu negócio, de sua marca, dos seus produtos e serviços etc. Mantenha um contato “de leve”, sem virar o chato do e-mail. Após o primeiro envio, você pode programar outros disparos com novidades, pesquisas, pedindo avaliações e outras ações. Para facilitar, você pode adotar a automação de marketing, para isso recomendamos o Mautic.

Signature branding

o nome é pomposo, mas a ação é simples: coloque o link do seu site na sua assinatura de e-mail e voilà!

Cadastre seu site em guias comerciais

Cadastre o seu site em todos os diretórios. Um exemplo são os guias comerciais online como o guiaonline.com . Existem diversas oportunidades gratuitas como essa na Web. Não perca tempo e cadastre o seu site em todas. Ex: Boa Dica; Páginas Amarelas; entre outros. Procure guias da sua região e alguns específicos de sua área de atuação (medicina, construção, decoração, beleza etc.).

Divulgue na imprensa local

faça um texto (release) contando sobre a inauguração do seu negócio online e envie para contatos da imprensa local. Vale mandar pra Rádio, TV, jornais e revistas impressos e virtuais, blogs e até influencers locais etc. Imagina conseguir uma divulgação relevante de forma gratuita? Isso é bem possível! Se você tiver uma graninha, pode contratar um assessor de imprensa para fazer isso para você. Outra alternativa é investir em ferramentas que giram em torno de publieditoriais (estratégia de publicação de artigos em sites e blogs parceiros).

Dedique-se ao SEO (search engine optimization).

Se você não entende nada disso, aproveite o curso de SEO gratuito para aprender de forma prática a melhorar o seu site e/ou blog e assim conquistar um posicionamento de destaque nos motores de busca. Alcançar a primeira página ou primeiras posições é possível se caprichar no conteúdo, navegabilidade, fluidez e outras questões no seu site.

Assista a primeira aula do Módulo 2 do curo de SEO:

Produza conteúdo grátis

Você pode elaborar e compartilhar dicas, cursos, e-books, podcasts e muitos outros tipos de conteúdo sem cobrar por isso. Por exemplo: oferecendo cursos relevantes de forma gratuita, você caminha na direção de tornar-se referência em sua área de atuação. Além de fortalecer a marca, isso pode melhorar sua posição nos buscadores; mais pessoas podem te indicar; fomentar um boca-a-boca positivo e gerar mais visitantes para o site. Esta é também uma oportunidade de vender outros produtos e serviços e lucrar com isso. Imagine um pediatra que oferece pequenas dicas diárias para pais e cuidadores de crianças, certamente alguns desses levarão seus pequenos ao consultório e pagarão por consultas, atividades extras etc.

Faça parcerias/guestposts

para fazer parcerias procure pessoas e empresas em patamares semelhantes ao seu. Não adianta dar o passo maior que a perna. Seria linda uma parceria com o Whindersson por exemplo, mas provavelmente sua proposta nem chegará a ser avaliada por influencers e marcas grandes e já estabelecidas. Junte-se com quem também precisa de você. Aqui vale uma reflexão: sozinho você é mais rápido, mas junto chega mais longe e é mais forte. Existem várias formas de parceria: patrocínio, apoio, divulgação mútua, gravar vídeos juntos, entrevistas, escrever juntos para o blog… as possibilidades são muitas, desde que sejam benéficas para os dois (ou mais) lados.

Produtos

Coloque seus produtos no Mercado Livre e em diversos Marketplaces (Magalu, Americanas, Submarino…). Se você vende comida tem que estar no Ifood, no Rappi, e em outros Apps. Quando mandar o produto adquirido pelo cliente no Marketplace, aproveite e inclua um cupom de desconto para a próxima compra, desde que seja feita diretamente no seu site ou de alguma forma com você, sem intermediários.

Serviços

A dica anterior se repete aqui. O caminho é procurar o seu segmento de mercado e oferecer seus serviços em canais que agregam prestadores freelancers. Exemplos: Workana, GetNinjas, Marido de Aluguel e outros.

Participe de eventos

Esteja presente, exerça network, conheça pessoas e elas também te conhecerão. Além disso, você fica por dentro das novidades do mercado, conhece a concorrência e expande seu horizonte. Depois da atividade presencial, construa grupos online com quem conheceu ou participe de grupos que já existem onde elas estão.

Flyers, adesivos, brindes

Invista em material impresso. Eles ainda são úteis e eficazes. Lembrando, inclusive, dos imãs de geladeira. Quem é que não guarda um imã da farmácia, do gás e do depósito de gelo e bebidas, hein? E uma canetinha com logo ainda faz sucesso, mesmo nesse mundo digital! Uma caneca de brinde, nem se fala; e ajuda a reduzir o consumo de copos plásticos nas empresas.

Cartão de visitas e QR code

Pode não parecer, mas cartão ainda funciona. Duvido que você não tenha um cartão de visitas de alguém ou de alguma marca na sua bolsa, carteira ou mesa de trabalho. E não deixe de criar uma versão virtual para usar no e-mail, enviar pelo Whatsapp e outros meios. Pode ser até em PDF com links acessíveis. O QR Code está caindo no gosto popular, é bem prático e lixo zero. Para fazer o seu QR code, você pode recorrer ao QRCode Monkey – um gerador de códigos gratuito. E o melhor, pode colocar o conteúdo que quiser no QR Code!

Use o telefone para prospecção ativa

Ligue para seus contatos (conhecidos) com uma conversa amigável, conte sobre o seu novo site, peça uma avaliação sobre sua página. Mas não seja chato, não se alongue e não insista. Muito menos ligue para estranhos ou pessoas com quem não tenha de fato uma relação. Não tente vender nada, apenas informe sobre o seu negócio e peça opiniões. 

Venda para quem já comprou

A pessoa mais fácil de comprar algo é o seu cliente satisfeito. Entre em contato, pode ser até por e-mail, pergunte se ficou satisfeito com a última compra ou se tem algo que possa fazer por ele. O cliente também pode te indicar novos clientes, estimule essa ação. Caprichar no pós-venda é um bom caminho.

Participe de concursos

Dessa forma, mesmo se não for o vencedor, você estará com o seu negócio em destaque. Caso ganhe, a repercussão será imediata e duradoura. Se a sua empresa for a criadora, apoiadora e patrocinadora de um concurso, também é uma excelente opção para uma divulgação expressiva; não é à toa que as cotas de patrocínio são tão disputadas em eventos relevantes.

E aí, gostou das dicas? Tem mais alguma ideia relacionada para compartilhar conosco? Conte pra gente e até a próxima.

divulgar site internet

Resumão: 

Todas as dicas contidas neste artigo são de baixo investimento financeiro, mas requerem investimento do seu tempo e sua criatividade. Se destacar na Internet é trabalhoso, mas o retorno, quando chega, é compensador.  Seja persistente e não desista nas primeiras tentativas. Você consegue!

Como divulgar meu site na Internet de graça?

  • Comece divulgando o seu site para a sua rede de contatos. Converse com parentes, amigos, vizinhos, comerciantes próximos da sua região, divulgue em suas redes sociais.
  • Participe de fóruns e grupos de usuários da sua área de atuação, responda as perguntas mostrando seu conhecimento com o objetivo de criar autoridade.
  • Cadastre seu site ou empresa em guias de negócios online e seja encontrado por pessoas que buscam o seu serviço.
  • Faça parcerias com empresas e profissionais que estejam no mesmo patamar profissional que você. Juntos é possível chegar mais longe.

Como divulgar meu site na Internet sem gastar muito dinheiro?

  • Crie um blog e disponibilize conteúdos gratuitos e relevantes sobre o seu negócio, escreva bons artigos, tutoriais e isso ajudará que o seu site apareça melhor posicionado nos sites de busca.
  • Crie e-mail marketing e converse com a sua base de contatos/clientes divulgando seus produtos e serviços. O e-mail tem o melhor ROI das ações de marketing online.
  • Crie um canal no Youtube ou grave podcast conversando sobre temas da sua área de atuação, convide outros profissionais para enriquecer o debate.
  • Utilize as suas redes sociais como Facebook e Instagram para divulgar seus conteúdos de forma orgânica (sem pagar). Crie imagens atrativas, escreva chamadas instigantes e divulgue o link do material.

Vale a pena investir em materiais gráficos para publicidade hoje em dia?

A resposta é sim. Avalie o seu público-alvo, pessoas seniores gostam de receber cartões de visita, calendários, folders, blocos e canetas. Se possível, invista em um brinde mais sofisticado para clientes preferenciais como agendas, canecas. Todo mundo gosta de brinde! Se não houver um grande orçamento, faça poucas quantidades.

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