como anunciar na internet tipos de anuncios online

Os 4 tipos de anúncios que todo negócio online deveria ter

O artigo de hoje apresenta o conteúdo de mais uma aula do Curso em Vídeo que, em parceria com a Hostnet e de forma gratuita, ensina “Como Anunciar na Internet”.

Aqui você vai aprender os primeiros passos e alguns termos que serão a base na hora de definir campanhas de marketing digital adotadas por empresas que anunciam, na Internet, produtos e serviços.

Quando se pensa em uma campanha de marketing, se pensa em vendas. Contudo, para exercer estratégias de marketing e ter sucesso, é preciso contar uma boa história. Talvez seja preciso montar um kit interessante com itens a serem oferecidos, contar sobre um diferencial do seu produto, inserir e mostrar um serviço dentro de um contexto onde ele se faz necessário, por exemplo.

O marketing digital para existir exige a criação de uma história para despertar o interesse do público e o passo a passo chegar na conversão em vendas. Nessa videoaula serão apresentadas situações de campanhas já realizadas pela Hostnet e testadas.

O conjunto de estratégias implementadas pelo marketing na Internet visa atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Com ele, a empresa explora canais como mecanismos de busca, blogs, sites e redes sociais para ser encontrada.

Essa atração é conquistada oferecendo conteúdos de qualidade para o seu público. Para que isso funcione é preciso se comunicar com as pessoas certas. É preciso identificar quais são os interesses, dúvidas e desafios do seu público. Em seguida, é recomendado desenvolver campanhas para despertar interesses e oferecer “soluções” que ajudem as pessoas ou empresas a resolverem os problemas que têm.

Adotar eficientes estratégias de marketing desperta no público necessidades das quais ainda não havia se dado conta. A solução para esta demanda recém percebida está exatamente no serviço ou produto que você oferece.

A este caminho damos o nome de funil de vendas – enquanto empresas, usamos campanhas e anúncios com o objetivo de ajudar esse público a “caminhar” até o fundo desse funil, convertendo a persona (público-alvo) em lead e o lead em cliente.

Funil de vendas

Topo de funil

Público-alvo – identifique o seu target ou persona por gênero, idade, escolaridade, estilo de vida etc.

Meio de funil

  1. Visitante (ou lead frio) – este é um indivíduo que até demonstra algum interesse por um produto ou serviço, mas que não precisa ou não está qualificado para recebê-lo. E por esses motivos vai exigir muito mais esforço do marketing para ser convencido de realizar uma compra.
  2. Possível comprador (ou lead quente) – aquele visitante que depois da primeira visita continua se relacionando com a empresa anunciante, fez um cadastro, forneceu algum dado e se tornou claramente interessado pelo produto ou serviço oferecido. Além disso, outras características devem ser observadas a fim de enquadrar este indivíduo como um lead quente, como a necessidade pelo produto, a verba e autonomia para fechar um negócio.

OBS.: o lead é uma pessoa que está ao alcance da empresa.

Base de funil

Cliente (comprador) – aquele que se relaciona com a empresa comprando o produto dela ou escolhendo essa empresa sempre que puder. O cliente também pode se relacionar com essa empresa estimando a marca, valorizando ou indicando o produto.

O cliente comprador é aquele que efetua a transação. Logo, no contexto do marketing, o comprador influencia as ações de promoção do produto ou serviço. Isso porque o sentido da promoção é comunicar a proposta de valor, desenvolver relações favoráveis com o comprador, informando e persuadindo a aceitar o produto e fomentar sua procura. Tudo isso está implícito em um anúncio.

Por isso é preciso delimitar que tipo de conteúdo você pode/deve disponibilizar para os indivíduos, em cada uma das etapas da venda. Detectar isso é fundamental na hora de elaborar campanhas, pois cada tipo de estratégia será direcionada para uma fase do funil.

Então, quais são as campanhas que todo negócio deve ter?

4 Tipos de campanhas:

  • Proteção de marca – uma campanha barata, direcionada para visitantes, possíveis compradores e clientes de um determinado negócio. Evita que pessoas que buscam por sua marca caiam em outro lugar e comprem da concorrência.
  • Atração e oferta – uma campanha que pode ser cara ou barata, direcionada para o seu público-alvo. As estratégias são pensadas levando em consideração os públicos por afinidade, por faixa etária, por humor que o emoji demonstra, por palavras utilizadas na busca do Google, entre outras características.
  • Remarketing – campanha com valores baixos, direcionada para visitantes e possíveis compradores. Em muitos casos pode ser direcionada, também, para clientes dependendo do tipo de negócio.
  • Reconhecimento de marca – modalidade de campanha pensada para todos incluídos no funil, menos para o público-alvo.

O Curso

Se este assunto foi útil e te interessou, é possível aprender muito mais sobre marketing digital fazendo o curso completo “Como Anunciar na Internet”. As aulas são gratuitas e ministradas por Kauê Linden e Gustavo Guanabara. Aprenda, com essa dupla, a fazer anúncios no Google, Facebook e outros canais de divulgação de forma estratégica.

Este não é um curso comum que vai te ensinar apenas a gerir ferramentas. Este curso vai muito além disso! Acreditamos que um profissional de marketing não pode ficar apegado a determinada ferramenta, e sim entender do processo como um todo para poder tirar proveito delas e criar novas estratégias.

Veja a seguir alguns pontos que são abordados ao longo das aulas:

  • Como divulgar sem gastar dinheiro;
  • Google Meu Negócio;
  • Qual é o melhor lugar para anunciar;
  • 20 dicas para divulgar seu site de graça;
  • Como criar uma Landing Page de sucesso;
  • Criando anúncio no Google Ads;
  • Quais anúncios todo negócio deveria ter;
  • Configurando tags de conversão Google Ads;
  • Anúncios de Proteção de Marca;
  • Anúncios de Atração;
  • Campanha de Remarketing;
  • Campanha de Reconhecimento de Marca;
  • Anúncios em Vídeo;
  • Otimizando as Campanhas Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • Estratégias de público para Facebook e Instagram;
  • Como gerar tráfego pago no Instagram e Facebook;
  • Como criar anúncio de conversão no Instagram e Facebook;
  • 6 dicas para um copy de qualidade;
  • Analisando campanhas do Facebook.

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