Extrato Financeiro do Painel de Controle

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

O que é?

O Extrato é uma opção disponível no menu Financeiro do Painel de Controle da Hostnet para que os clientes possam acompanhar o histórico de cobranças da sua conta, dos últimos 6 meses até os lançamentos mais recentes, que podem ser referentes ao plano de hospedagem, serviços adicionais e registro de domínios.

O documento a seguir tem como objetivo detalhar as informações contidas no Extrato Financeiro de forma simples, para que todos compreendam e possam aproveitar ao máximo este recurso.

Entenda como funciona seu extrato financeiro:


Conceitos Básicos:

O extrato foi feito de forma é simples para facilitar seu funcionamento:

  • SALDO - Informa seu saldo atual, pode ser que existe débito ou crédito em sua conta;
  • PAGAMENTOS A VENCER - Pagamento referente ao mês corrente;
  • PAGAMENTOS PENDENTES - Informa se existe pagamentos atrasados;

Extrato1.png

OBS: Repare que é possível adicionar crédito na conta, caso seja necessário. Essa é uma maneira rápida de adicionar crédito na conta e pagar os valores em atraso.
Clicando nesse link, você será redirecionado para o menu Financeiro >> Adicionar Crédito na Conta do Painel de Controle da Hostnet. Saiba mais aqui


Entendendo o Extrato

Os pagamentos, na Hostnet, funciona de forma pré-paga com um sistema de crédito, ou seja, efetuando um pagamento, o valor entrará como crédito e será abatido na próxima cobrança.

  • Exemplo: Foi realizado o pagamento anual. O valor pago será inserido como crédito na conta e mensalmente as cobranças geradas irão abatendo esse crédito durante os próximos 12 meses, desde que não tenha ocorrido consumo do crédito.

Assim, tanto pagamento por boleto, quando por cartão irão adicionar crédito ao extrato e qualquer cobrança gerada abate esse crédito. A adição de crédito funciona da mesma forma.


Extrato2.png

O que significam as cores?

  • O valor em VERMELHO significa o débito que entrou, ou seja, uma nova cobrança foi gerada e está pendente para pagamento. Neste exemplo, os débitos são referentes a mensalidade do plano de hospedagem e ao serviço adicional de e-mail, mas podem existir débitos também referente ao registro de domínio, serviço de e-mail marketing, excedente de tráfego ou espaço em disco, outros serviços adicionais e outros.
  • O valor em PRETO significa o crédito que entrou, ou seja, um pagamento foi efetuado. No exemplo é referente ao pagamento por boleto da hospedagem do site com uma periodicidade.


O que significam as colunas?

  • A coluna Data informa a data que foi gerado o débito ou adicionado o crédito;
  • A coluna Lançamento informa o que refere o valor aparente no extrato;
  • A coluna Valor indica o valor inserido ou cobrado;
  • A coluna Saldo indica o valor presente no extrato (podendo ser positivo ou negativo), depois de efetuar a operação da linha (adição de crédito ou adição de cobrança).


Lançamentos Futuros

Esse local apenas indica as cobranças que ainda irão vencer.

Extrato4.png


Dúvidas frequentes:

Minha conta de hospedagem existe há mais de 5 anos. Por que meu extrato é exibido apenas por 6 meses?

Visando a otimização do banco de dados e a agilidade na navegação pelo extrato financeiro em seu Painel de Controle, o relatório mantém o registro das movimentações financeiras dos últimos 6 meses.

Entretanto, é possível visualizar o extrato dos últimos 5 anos, período indicado pelo Código Civil. Para isso, basta clicar na opção informada no quadro em azul, no começo da página:

Extrato3.png


Fiz um pagamento trimestral (podendo ser também semestral, anual ou bi-anual) e recebi uma nova cobrança antes de completar o prazo. Por quê?

Provavelmente o valor pago em sua periodicidade não durou todo o tempo porque durante os meses do prazo, houve algum consumo diferenciado em sua hospedagem, que podem ser:

  • A contratação de serviços adicionais;
  • A contratação de pacotes para e-mail marketing;
  • Tarifas por consumo excedente;
  • Solicitação de uma troca de plano para uma opção de maior valor;
  • Solicitação de backup de FTP ou Banco de Dados;
  • Outros motivos.

O pagamento prevê o uso da hospedagem pelo tempo contratado com as características exatas do momento em que foi gerada a fatura. Se houver qualquer modificação durante esse tempo, o valor não a abrangerá.

IMPORTANTE: Sempre que o valor não durar para todos os meses previstos, recomendamos que entre em contato com a central de atendimento através de um chamado Helpdesk para verificarmos o que pode ter interferido. No caso do reajuste anual previsto pelo IGPM ou então uma alteração feita pela Hostnet, a própria se compromete a garantir a integridade e a duração da periodicidade contratada.

Para obter mais informações sobre periodicidade, verifique neste link.


Minha fatura está em dia, mas está vindo com um valor diferente. O que fazer?

As faturas são geradas pelo sistema, 10 dias antes do vencimento e, quando a mesma foi gerada, provavelmente ainda não havia sido identificado o pagamento.


Por que não consigo gerar uma fatura através do Painel de Controle?

Provavelmente a forma de pagamento é cartão de crédito. Entre em contato com nossa central de atendimento para que possa ser gerado uma nova fatura.


Veja Também: