Guia Prático sobre Registro de Domínios .BR

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa


Dada a complexidade dos trâmites que envolvem registro e administração de domínios, assim como a dificuldade que nossos clientes encontram para realizar procedimentos tais como renovação, transferência, entre outros, criamos este documento para orientá-los sobre como proceder e explicar algumas peculiaridades que envolvem este processo.


O Registro.BR e suas particularidades


O Registro.br é um grupo que faz parte do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), órgão responsável pela gestão dos domínios com extensão .BR. Sendo assim, qualquer registro de domínio efetuado deve ser requisitado ao Registro.br, seja diretamente ou indiretamente.

As requisições diretas são feitas através do site do Registro.br, enquanto as requisições indiretas são feitas através de provedores de hospedagem de sites homologados ao órgão, que é o caso da Hostnet.

O custo para se registrar um domínio pelo Registro.br ou pela Hostnet são bem próximos, porém, a principal vantagem de se optar por fazê-lo através de um provedor é poder ter a administração do domínio e da hospedagem integradas através de um único Painel de Controle. Esta comodidade ajuda clientes que estão registrando pela primeira vez um domínio e não possuem muita experiência ou àqueles que possuem apenas um domínio e são fiéis ao seu provedor.

Para aqueles que possuem diversos domínios .BR registrados diretamente pelo site do Registro.br ou possuem sites hospedados em diversos provedores diferentes, a independência ao administrar seus domínios - atrelados a um CPF ou CNPJ - torna-se mais conveniente.

O fato de os domínios estarem sempre atrelados a um documento de CPF ou CNPJ pode gerar algumas complicações para quem deseja efetuar um novo registro através do provedor X , quando já possui outro domínio registrado através do provedor Y. Nestes casos, recomendamos manter a administração de todos os seus domínios diretamente pelo Registro.br.


O que significa o termo Entidade para o Registro.br?

Como já foi dito anteriormente, todo domínio .BR que está registrado foi requisitado (diretamente ou indiretamente) ao Registro.br e está obrigatoriamente atrelado a um documento de CPF ou CNPJ. Estes documentos ficam cadastrados junto ao Registro.br sob um código de identificação (ID) e passam a ser chamados de Entidade.

A Entidade ficará sob responsabilidade da Hostnet, provedor pelo qual você efetuou o registro do domínio indiretamente, ou do Registro.br, caso você tenha efetuado o registro diretamente pelo órgão.

OBS: Ressaltamos que para efetura registro de domínios, os documentos de CPF ou CNPJ devem estar regularizados na Receita Federal.

Veja mais em: Registro Nacional - Entidade e ID


O que é o Painel de Administrativo do Registro.br?

É o sistema pelo qual você administra seus domínios registrados diretamente através do órgão. Nele você encontra funcionalidades como inserção de DNS, renovação de domínios, transferência de entidades, escolha de provedores, registro de novos domínios, entre outas atividades relacionadas a administração de domínios.


Provedores de hospedagem podem administrar Entidades?

Sim. Alguns provedores, assim como a Hostnet, são homologados pelo Registro.br para efetuar o registro de domínios e administrar funções relativas a ele, tais como renovação, transferência, entre outras. Esta administração é realizada através de um Painel de Controle oferecido pelo próprio provedor de hospedagem.


Meu domínio está registrado em outro provedor, posso transferir a administração dele para a Hostnet? Como devo proceder?

Sim. Para fazer isso será necessário logar-se no sistema do Registro.br, clicar no nome da entidade que deseja alterar e, em seguida, clicar no link "Selecionar outro Provedor" e escolher o Provedor de Serviços HOSTNET.

Porém, se o último Provedor de Serviços selecionado efetuou pagamento de registro ou manutenção de um domínio de sua entidade, a mudança para outro provedor de serviços somente será possível após a carência de 60 dias. Durante este período de carência existem duas opções:

  • Cancelamento do Provedor: clicando no link "Cancelar seleção de provedor" a administração da entidade passará para o Registro.br.
  • Seleção do Provedor anterior: clicando no link "Seleção do provedor anterior" retornará para o Provedor que efetuou o pagamento de registro ou manutenção de domínio.


Maiores informações informações sobre administração e transferências de entidade visite o FAQ no Registro.br


Qual a maneira mais prática de administrar entidades (CPF e CNPJ) para registro de domínios .BR? Vale a pena transferir a minha Entidade para a administração da Hostnet?

Depende de que tipo de usuário você é. Se você administra mais de uma entidade (CPF ou CNPJ) e tem diversos domínios hospedados em diferentes provedores, a melhor solução é administrar seus domínios diretamente através do Registro.BR.

Porém, se você deseja administrar tudo exclusivamente através da Hostnet, transferir a(s) entidade(s) pode ser mais fácil, já que evita lidar com 2 sistemas diferentes.


Como registrar um domínio .BR na Hostnet?

Já sou cliente da Hostnet.

Se você já é cliente da Hostnet, siga as instruções a seguir:

  1. Acesse o painel de controle Hostnet;
  2. Dirija-se a seção “Registro de Domínios”;
  3. Clique no ícone “Registrar Novo Domínio. BR”;
  4. Em seguida, siga as orientações contidas neste tutorial: Tutorial - Registrando um Domínio .BR


Ainda não sou cliente da Hostnet.

Se você ainda não é cliente da Hostnet, acesse o endereço https://assine.hostnet.com.br/dominio/ e cadastre-se.

Este cadastro será ativado em no máximo 30 minutos e lhe dará a senha para acesso ao painel de controle Hostnet. Nesse momento, o seu domínio ainda não está registrado, é preciso efetuar um segundo passo para concluir o pedido de registro e obter o seu boleto anual.

Siga as orientações contidas no seguinte para concluir o pedido de registro: Tutorial - Registrando um Domínio .BR

Vale lembrar que o registro do domínio só é efetuado após a compensação do pagamento da anuidade.


Ainda não sou cliente Hostnet e possuo Domínio/Entidade em outro provedor. Como transfiro meu domínio para Hostnet?

Neste caso, você terá que transferir a Entidade para o Registro.br, seguindo os passos do ítem 4. Quando a Entidade já estiver sob a responsabilidade do Registro.br, siga os passos do ítem 7 deste manual.

Um detalhe muito importante neste processo é que, ao alterar o provedor responsável pela entidade, todos os domínios serão migrados juntamente para adiministração do novo provedor, inevitavelmente.

Se este não for o seu desejo, recomendamos que apenas transfira a administração da Entidade para o Registro.br e, em seguida, altere os endereços dos servidores de DNS, apontando para a Hostnet.


Como realizar a transferência de Entidade do Registro.br para a Hostnet?

Se você já administra Entidade e Domínios diretamente pela Registro.br, recomendamos que você não transfira a administração da Entidade para um provedor. Você pode manter a administração na Registro.br e delegar seu domínio para a Hostnet, alterando o endereço dos nossos servidores de DNS.

O processo de transferência de Entidade e Domínio possui um trâmite complicado e costuma gerar dúvidas para nossos clientes. Por isso, criamos um tutorial para ajudar na realização da transferência. Se realmente você tiver o interesse em unificar a administração do seu domínio ao da hospedagem do site, siga os procedimentos descritos no endereço a seguir:

O processo de transferência de Domínio/Entidade sob responsabilidade do Registro.br para a da Hostnet costuma gerar algumas dúvidas em nossos clientes. Para orientá-los da melhor forma de proceder, criamos este tutorial passo a passo, caso realmente seu interesse seja unificar a administração através do Painel de controle, siga os seguintes procedimentos clicando aqui.

Como realizar a transferência da minha Entidade para o Registro.br?

Conforme foi dito lá no início deste manual, a Entidade pode estar sob a responsabilidade do provedor pelo qual você efetuou o registro do domínio ou do Registro.br.

Para transferir a entidade que está sob a responsabilidade de um provedor para o Registro.br siga os seguintes passos:

Acesse o Painel de Controle da Hostnet (https://painel.hostnet.com.br/login) >> vá até a seção “Registro de Domínios” >> clique em “Administração de Contatos”.

Ao acessar a página de administração , será disponibilizado o ID de Contato correspondente a sua entidade. Exemplo:


ID entidade: CMD12


Para transferir sua entidade, será necessário acessar o site da Registro BR (www.registro.br), e informar o ID de entidade atual cadastrado na Hostnet.

O sistema da Registro BR irá solicitar o cadastro de uma senha para esse ID, cadastre a senha desejada. Pronto! Após esse procedimento seu ID de Entidade será transferido para Registro BR.

Em seguida, é preciso ir alterar o Provedor de Serviços para “Nenhum” para concluir a transferência da Entidade. Siga os passos abaixo:

  1. Acesse o painel da Registro BR com seu ID (CMD12) e sua nova senha.
  2. Clique na "Entidade" do domínio.
  3. Na próxima página, vá para a opção "Provedor de Serviços da Entidade" e clique em "Selecionar outro provedor".
  4. Escolha a opção "Nenhum", clique em entrar e aceite os termos do novo contrato.


Neste ponto a sua Entidade passa a ser administrada pelo Registro BR.


É permitido realizar a transferência de um domínio quando ele encontra-se expirado? Como proceder?

Sim. Caso você queira transferir para a administração da Hostnet, siga as instruções do ítem 4.

Caso você queira transferir da Hostnet para outro provedor, dê entrada no processo através do site do Registro.br (item 8), conforme as determinações do órgão.


Renovação de Domínio:

A Renovação de Domínio corresponde ao pagamento de sua anuidade, que garantirá a propriedade do seu nome na Internet por mais um ano, podendo também ser renovado por período maior (1 a 10 anos), de acordo com a vontade do cliente.

Para realizar a renovação do seu domínio, faça o requerimento junto ao Registro.br ou ao provedor por onde você o registrou, ou seja, junto a instituição que está responsável por administrá-lo.

Você será notificado sobre a renovação pela instituição onde registrou o domínio. Caso a Hostnet esteja responsável por seu domínio, você receberá e-mail e aviso no Painel de Controle, com cerca de 30 dias de antecedência.


Domínios expirados:

Um domínio é considerado expirado quando o proprietário dele perde o prazo de renovação, explicado no ítem acima. Nesta situação, ainda é possível renovar o domínio e garantir sua propriedade.

Você será notificado sobre o fato do domínio estar expirado e da necessidade imediata de renovação. Caso a Hostnet seja responsável por seu domínio, você receberá e-mail e aviso no Painel de Controle.


Posso deixar meu domínio expirar para depois renovar através de outra instituição.

Você pode transferir, mas não é aconselhável, pois seu site e e-mail ficarão indisponíveis neste período. Você também corre o risco do domínio entrar em processo de liberação, caso demore para renovar, o que pode acarretar na perda do seu nome na internet.


Status de Congelamento:

O congelamento de um domínio ocorre aproximdamente após 30 dias a data de expiração, citada no ítem 11.

Nesta situação, todas as atividades relacionadas ao domínio serão inativadas, até que seja efetuada a renovação junto ao Registro.br.


Processo de Liberação de Domínio:

O processo de Liberação de Domínio ocorre em 3 situações distintas, são elas:

  1. Remoção de domínios que não foram renovados;
  2. Solicitação de Cancelamento pelo Titular;
  3. Constatação e Irregularidades nos dados Cadastrais do Titular.


Esse procedimento ocorre 3 vezes ao ano, com duração de 15 dias. O domínio que encontra-se neste processo não poderá ser registrado até que o Registro.br libere-o novamente para registro.


Concorrência para Registro de um Domínio:

A Concorrência para Registro de Domínios ocorre quando 2 ou mais candidatos solicitam o registro de um mesmo domínio. São criados tickets para identificação de cada solicitação.

O Registro.br irá analisar cada um desses tickets, onde serão avaliados os seguintes pré-requisitos:

  1. A Data de solicitação;
  2. Se houve alteração de DNS para um provedor;
  3. Se houve pagamento do Registro.


Após a análise, o Registro.br liberará o domínio para o candidato que se adequar aos requisitos, de acordo com as prioridades listadas acima.