Criando uma conta de e-mail no ULTRAmail

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Para criar uma conta de e-mail em conjunto com o seu plano de hospedagem, você deve seguir as orientações abaixo:


Tabela de conteúdo

Ativando o ULTRAmail em seu Painel de Controle

Antes de tudo, você deve ativar o ULTRAmail para o seu plano de hospedagem. Você só precisará ativá-lo se você ainda não usou nenhum serviço de e-mail de seu plano. Para isso, é preciso acessar o Painel de Controle da Hostnet, e buscar no menu as opções E-mail >> Contas de E-mail conforme indica a imagem a seguir:

Webmail.criacao1.png


Em seguida, você será redirecionado para outra página e ao fim dela, você terá a imagem a seguir:

[[Arquivo:webmail.criacao10.png|link=]|border]


É preciso escolher um serviço de e-mail, você pode escolher entre ULTRAmail, Google Apps e Microsoft Office 365. As informações informações de cada serviço estarão disponíveis no quadro em azul da página. Para seguir este tutorial, recomendamos marcar a opção ULTRAmail.


Criando um e-mail

Após a ativação do ULTRAmail no seu plano de hospedagem, vamos proceder à criação de um e-mail. Execute os seguintes passos:

  1. Na seção E-mails, clique no ícone Contas de e-mail.
  2. Dentro desta opção, leia a mensagem que está sendo apresentada no quadro azul para ajudar a entender o funcionamento do e-mail.
  3. Feito isto, vamos passar à caixa abaixo, intitulada Contas de E-mail(0). Vamos criar sua conta de e-mail acessando a opção Criar Nova Conta, no canto superior direito, conforme ilustra a figura abaixo:

Webmail.criacao3.png


Você será redirecionado para a seguinte página ilustrada na imagem abaixo:

Webmail.criacao4.png


Vamos explicar detalhadamente os itens presentes:

  1. E-mail: Aqui, temos dois campos, um antes e um depois do ícone @. NO primeiro campo, devemos digitar o nome da conta de e-mail que queremos criar, por exemplo: seunome. Como o segundo campo já existe o sufixo de seu site (por exemplo seuwebsite.com.br), o nome para esta conta de e-mail será automaticamente vinculada ao domínio seuwebsite.com. Logo, seu e-mail será seunome@seuwebsite.com.
  2. Espaço em disco: Como o valor mínimo é 1024MB, não é possível definir um valor inferior, mas é possível definir um valor maior, respeitando os limites disponíveis de seu plano.
  3. Senha: Aqui, você digita a senha do e-mail que está sendo criado. Esta senha será usada para acessar a conta de e-mail através do Webmail, ou fazendo uso de um programa de e-mail.
  4. Confirmar nova senha: Aqui você deve redigitar a senha, para confirmá-la. Esta é uma medida de segurança, para garantir que você cadastrou a senha certa.
  5. Após preencher as informações necessárias, clique em Adicionar Conta de Email. Sua conta será criada, seu e-mail será criado, e ele estará listado na caixa abaixo, chamada Relação de MailBoxs.


Gerenciamento da mailbox

Realizamos a criação de duas contas para exemplificar como serão vistas e gerenciadas as contas de e-mail. Observe na imagem abaixo que, na caixa Contas de E-mail agora possuem as duas contas de e-mail que foram criadas e as informações a respeito delas (marcado em vermelho), e ao lado esquerdo (marcado em azul) temos quatro ações para a conta de e-mail. Vamos explicar essas ações, na ordem da esquerda para a direita:

Webmail.criacao5.png


Editar E-mail

Clicando no primeiro ícone (a engrenagem em azul), você será redirecionado para a seguinte página:

Webmail.criacao11.png


Neste local, você poder visualizar o consumo da conta (na parte marcada em vermelho), alterar a a quota de disco usada por esse e-mail (na parte marcada em azul) e senha do e-mail (na parte marcada em amarelo).

Excluir E-mail

Clicando no segundo ícone, a conta de e-mail juntamente com todas as suas mensagens serão apagadas.


Bloquear E-mail

Clicando no terceiro ícone, permite que este e-mail seja bloqueado. Logo, ele não poderá ser utilizado, embora continue existindo. Dessa forma, este e-mail não pode ser usado, até que seja desbloqueado.


Backup de E-mail

Clicando no quarto (e último) ícone, você será redirecionado para a seguinte imagem:

Webmail.criacao7.png


Neste local, é possível realizar solicitar uma cópia de segurança (backup) dos seus emails, caso o pior tenha acontecido e você tenha apagado ou perdido emails acidentalmente.

Na parte Gerenciamento de Backup é possível escolher o tipo de backup que deseja que pode ser do tipo cópia ou do tipo sobrescrita:

  • Cópia - cria uma nova pasta dentro de seu e-mail contendo o toda a conta de e-mail da data em que foi solicitado.
  • Sobrescrita - altera todo o seu e-mail para a forma que ele era na data do backup solicitado.

Em seguida é possível escolher uma das datas disponíveis para Backup.

Depois de escolher a forma de backup e data, basta clicar em solicitar restauração de Backup. Dentro do prazo de 24 horas o backup irá ocorrer.


Gerenciamento do Serviço de E-mail

Ao final de sua MailBox, existirá uma opção chamada Gerenciador de Serviços E-mail. Clicando nessa opção, você será redirecionado para uma página contendo as seguintes opções presentes na imagem:

Webmail.criacao8.png


É possível ver configurações do serviço de e-mail, que são desativar e gerenciar quota. Vamos explicar melhor ambas:

  • Desativar - essa opção desativa todo o serviço de e-mail, para poder utilizar essa opção, é preciso apagar todas as contas de e-mail. Com essa opção, é possível trocar o serviço de e-mail se for de seu interesse.
  • Gerenciar Quota - Essa opção irá lhe redirecionar para a página do Painel de Controle que lida com a quota de todo o serviço de e-mail. Por lá é possível aumentar ou reduzir esse espaço (quando se contrata serviços adicionais para espaço e-mail, por exemplo, é preciso inserir esse espaço extra desta forma).

Uso do Serviço

Pronto, agora você criou uma conta de e-mail que está vinculado ao seu domínio. Este e-mail poderá ser acessado através do seu webmail ou cadastrando o mesmo em um cliente de e-mail. Escolha a opção que lhe é mais viável, e pode começar a usar.


Veja também:




Tutor-ultramail.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas