Criando uma conta de e-mail no ULTRAmail

De Wiki Hostnet
Ir para: navegação, pesquisa

Para criar uma conta de e-mail em conjunto com o seu plano de hospedagem, você deve seguir as orientações abaixo:


Criando um novo e-mail na sua hospedagem

A princípio, o ULTRAmail já está ativo na sua hospedagem na Hostnet. Logo, você deverá seguir os passos para a criação de um e-mail vinculado à sua hospedagem.


Criando um e-mail a partir do Painel de Controle

  1. Acesse o seu Painel de Controle Hostnet (http://www.hostnet.com.br/painel).
  2. Efetue o login utilizando seu Domínio e sua Senha de FTP.
  3. No Painel, procure pela seção intitulada E-mails, do lado esquerdo da página.
  4. Clique nele, e você terá uma janela intitulada Contas e redirecionamento de e-mail, com algumas opções. Como você irá ativar o serviço do ULTRAmail na sua conta, clique na opção Contas de e-mail. Clique nesse link.
  5. Ao clicar neste link, você terá uma nova página com informações sobre o serviço do ULTRAmail fornecido a você pela Hostnet. Você pode criar quantos e-mails quiser, contanto que a soma dos espaços reservados esteja restrito ao tamanho contratado pelo seu plano. Por exemplo, se você tiver 20 Gb, você pode ter 20 e-mails com 1 Gb de espaço cada, ou 10 e-mails com 2 Gb de espaço cada, ou até mesmo 1 e-mail com 20 Gb de espaço. Mas jamais você poderá ultrapassar esse limite.
  6. Outro limite que é bom observar é o limite de mensagens enviadas e recebidas. Na grande maioria dos casos, sua caixa postal não ultrapassará os limites estabelecidos, que normalmente são de 3000 mensagens enviadas e 3000 mensagens recebidas por conta de e-mail, e de 5000 mensagens enviadas e 5000 mensagens recebidas por domínio (ou hospedagem). Isto é em particular necessário se você agregar à sua hospedagem uma solução de e-mail marketing, o que poderá consumir o seu limite de mensagens enviadas. Estes limites valem por um período de 24 horas.
  7. Para criar uma nova conta (ou caixa postal), você deverá clicar no link Criar uma nova conta, que localiza-se sobre a lista de e-mails já criados. Uma nova janela se abrirá.
  8. Nesta nova janela, você deverá informar:
    1. O login da caixa postal. Logo, se você tem um domínio como comocriarmeusite.com.br e quiser criar um e-mail chamado [email protected], você deverá informar o login, que será fulano. O email não pode começar com caracteres especiais ou números, mas sim com letras.
    2. O espaço em disco que aquela caixa postal irá consumir. Vale lembrar que o mínimo é de 1 Gb (ou 1024 Mb), e o máximo, o tamanho fornecido por seu plano de hospedagem. No nosso caso, 20 Gb (20480 Mb).
    3. A senha dessa caixa postal. A senha deve conter no mínimo 4 caracteres, e seu uso é de responsabilidade do usuário. A Hostnet não é responsável pelo mau uso da caixa postal, logo seja cuidadoso no uso do seu e-mail.
    4. Redigite a senha, para confirmá-la, e assim você ter certeza da senha configurada.
  9. Clique em Adicionar conta de E-mail para criar sua nova conta de e-mail.


Gerenciamento da mailbox

Observe que depois de ter cadastrado seu novo e-mail, você poderá gerenciar o seu uso. Na lista de e-mails vinculados à sua hospedagem, temos 4 ícones na frente de cada e-mail. Vamos falar de cada um dos 4:

  • O primeiro ícone permite que você altere a senha do e-mail e a quota de disco usada por esse e-mail.
  • O segundo ícone permite que o e-mail (e sua mailbox) seja apagado.
  • O terceiro ícone permite que este e-mail seja bloqueado. Logo, ele não poderá ser utilizado, embora continue existindo. Dessa forma, este e-mail não pode ser usado, até que seja desbloqueado.
  • O quarto (e último) ícone permite que você realize uma cópia de segurança (backup) dos seus e-mails, ou restaure uma dessas cópias, caso o pior tenha acontecido e você tenha apagado ou perdido e-mails acidentalmente.


Pronto, agora você criou uma conta de e-mail que está vinculado ao seu domínio. Este e-mail poderá ser acessado através do seu webmail ou cadastrando o mesmo em um cliente de e-mail. Escolha a opção que lhe é mais viável, e pode começar a usar.



Tutor-ultramail.png
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas