Provas anteriores O que  pseudocdigo

Fique ligado na OAH!

FacebookFacebook
TwitterTwitter
FlickrFlickr

Olimpíada de Algoritmo da Hostnet encerra um ciclo

A Hostnet agradece os milhares de alunos que contribuíram, ao longo de seis anos, para que a competição alcançasse o sucesso que chegou, bem como os professores e parceiros dedicados que incentivavam suas escolas.

Recentemente, a Hostnet foi notificada pela Comitê Olímpico Brasileiro (COB) sobre o uso da palavra “Olimpíada” no campeonato Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH). Diante da impossibilidade de manter seu tradicional nome, a empresa avaliou que o papel da OAH foi cumprido.

A empresa mantem em sua cultura o aproveitamento de estudantes de ensino médio da rede técnica tendo parceria com diversas escolas técnicas da região e proporcionando anualmente experiências de estágio e primeiro emprego a dezenas de alunos.

A Hostnet informa que apoiará durante a Rio Info 2013 a recém criada Copa Rio Info de Algoritmo. Em breve, a Rio Info, um dos maiores eventos dedicado à Tecnologia da Informação no Brasil, anunciará maiores informações sobre a competição.

Alunos de Minas Gerais vencem a Olimpíada de Algoritmo 2012

Em 2º lugar ficou o Campus II também de Minas, seguidos de Amazonas, Espírito Santo e São Paulo, respectivamente


Os alunos do CEFET Minas Gerais – Campus I ficaram em primeiro lugar, seguidos pelos seus colegas mineiros do Campus II na Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH). Os integrantes da equipe vencedora são Arthur Xavier Gomes Ribeiro, Fábio Luiz Suarez de Freitas e Rafael Bücker Rapalo, que ficaram na segunda colocação no ano passado. Dessa vez, voltaram ao Rio de Janeiro confiantes, porém um pouco temerosos. “Uai, fizemos melhor do que em 2011 e viemos buscar o primeiro lugar dessa vez. Estamos orgulhosos e aguardamos a recepção na escola”, comemorou Fábio Luiz. “Para nós, apresentar uma vitória como essa no currículo é uma importante conquista, afinal somos os melhores dentre 59 escolas”, completou.

Em terceiro lugar os alunos da Fundação Nokia de Ensino Amazonas; em quarto, o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro do Itapemirim, e na quinta posição os alunos da Cotuca – Colégio Técnico de Campinas da UNICAMP.

Além do prestígio, durante a cerimônia de premiação, eles receberam as medalhas e os troféus das mãos do Benito Paret, coordenador geral do Rio Info 2012 e presidente do SEPRORJ. Além disso, foram contemplados com um notebook cada, curso a distância no iPed, mochilas, um domínio .com e um ano de hospedagem oferecido pela Hostnet.

A atividade de programador é de total relevância no mundo moderno. Por causa desse pensamento, o CEFET MG incluiu a programação como disciplina nos dois campi participantes da final da OAH. Para o professor que foi consagrado com as duas primeiras colocações, Adelino Silva, o evento faz uma mineração de profissionais. “O investimento da escola foi agressivo em prol de uma mina de ouro que é um aluno desses”. De acordo com ele, a escola pretende aplicar provas mais difíceis do que esta para desafiar os alunos em sala de aula.

Em 2º lugar, ficaram os alunos do CEFET-MG Campus II, compostos por Bruno Marques Maciel, Eduardo Morais Nigri, Niander Neves de Assis, também acompanhados pelo professor Adelino. Em 3º lugar ficaram os alunos da Fundação Nokia de Ensino – Amazonas: Cícero Miguel Alves Vieira, Gabriel Farias de Carvalho, Iara Lima dos Santos, a única equipe finalista que apresentou uma menina entre os participantes. A 4º posição ficou com o Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cachoeiro do Itapemirim: Daniel Prett Campagna, Victor Machado de M. Noventa e Ygor Sad Machado. Em 5º lugar o Cotuca – Colégio Técnico de Campinas da UNICAMP: Gabriel Scalet Bicalho, Luan Marchini Nico e Matheus Martins do Rego.

Para o Gerente de Desenvolvimento de Produto da Hostnet e integrante da banca de elaboração e correção das provas da OAH, Eudes Nunes, o objetivo ao criar as provas é que estas sejam pautadas na realidade e que constituam um desafio estimulante. “A ideia é promover a superação”. Aos que pretendem participar da disputa em 2013, ele dá dicas. “Tem que praticar com exercícios e escrever bastante algoritmo. Uma sugestão é refazer as provas das edições anteriores”.

A Olimpíada é composta por duas etapas, por escolas que têm a disciplina Algoritmos entre as matérias. A primeira fase é realizada nas escolas, onde a prova é feita por equipes formadas por três alunos. E seguida, todas as escolas são classificadas e as cinco melhores participam da final. Nesse ano, a última etapa aconteceu nessa quarta-feira (05 de setembro) durante a programação da 10ª edição do Rio Info – Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios, no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro.

Provas encerradas!

Terminou a Olimpíada de Algoritmo Hostnet 2012.

Daqui a duas horas (15:00hrs) conheceremos a equipe vencedora!

Foi dada a largada!

Começa a final da Olimpíada de Algoritmo Hostnet 2012!

Desejamos uma boa prova para todos os alunos!

A grande final da OAH 2012 está chegando

Amanhã será realizada a grande final da Olimpíada de Algoritmo Hostnet! É um prazer muito grande recebê-los em nossa cidade para finalmente sabermos quem será o campeão da edição 2012.

A segunda fase da OAH será realizada na sala Ágata, do Hotel Royal Tulip – Rua Aquarela do Brasil, 75 –São Conrado. No mesmo local acontece o RioInfo, importante evento sobre tecnologia da informação.

A prova terá início às 9h e término às 13h em ponto, horário de Brasília. Recomendamos que as equipes cheguem ao local com pelo menos uma hora de antecedência. Às 8:20h, teremos um Coffee Break, onde todos estão convidados a tomar um café da manhã conosco.

Enquanto os alunos fazem a prova, os professores poderão circular pelo RioInfo e participar da programação do evento. A partir das 13h, alunos e professores terão uma hora e meia para almoçar nas imediações do evento.

Ao retornar do almoço, todos devem se dirigir para a sala Ágata novamente. Às 15h, daremos início a cerimônia de premiação.

Lembramos também que é obrigatório que todos os alunos participantes tragam documento de identidade e que estejam utilizando o uniforme da instituição que representam.

Agradecemos desde já pelo apoio de todos os professores e desejamos sucesso aos alunos.

Sistema de GPS prevê próximos passos do usuário de celular

Um grupo de pesquisadores britânicos está desenvolvendo um algoritmo que é capaz de predizer onde o usuário de um celular estará nas próximas 24 horas. Rodando no smartphone, o “GPS do futuro” tem um erro de 20 metros, margem bem menor do que a de estudos no mesmo assunto, segundo o site Slate.

De acordo com o site Terra, a base da predição são os padrões de comportamento do dono do aparelho que, conforme os pesquisadores se consolidam com o passar do tempo, tornando-se mais previsíveis. Para a pesquisa, foram obtidos dados de smartphones de usuários e também de seus contatos mais frequentes. Uma vez cruzados pelo algoritmo, os dados indicam os padrões de deslocamento de um indivíduo quando está só e quando está acompanhado.

A partir dessa análise, o sistema dirá, por exemplo, quais as chances de um usuário ir ao cinema com amigos nas próximas 24 horas. Pela inovação, os pesquisadores Mirco Musolesi, Manlio Domenico e Antonio Lima venceram o prêmio Nokia Mobile Data Challenge de 2012.

Comentando a tecnologia, Parmy Olson, da Forbes, vê aplicações polêmicas como o possível uso por autoridades para prever os movimentos de suspeitos de crimes, ou de qualquer outro cidadão. Já Musolesi, um dos criadores do algoritmo, prefere pensar nas possibilidades comerciais, como anúncios personalizados de acordo com os locais que o usuário mais frequenta.

Conheça os finalistas da OAH 2012

De um total de 59 instituições de ensino inscritas e 171 competidores, é com grande prazer que anunciamos as 5 escolas finalistas da Olimpíada de Algoritmo Hostnet 2012, que irão disputar o primeiro lugar.

>> CEFET-MG Campus I (Minas Gerais)
>> CEFET-MG Campus II (Minas Gerais)
>> CETEC de Campinas  Unicamp Campus Cotuca (São Paulo)
>> Fundação Nokia de Ensino (Amazonas)
>> IFES Campus Cachoeira (Espírito Santo)

A etapa final está marcada para o dia 5 de setembro, na Rio Info 2012, Encontro Nacional de Tecnologia realizado pelo SEPRORJ, RIOSOFT e AsseproRJ, que começa no dia 3/9 e termina no dia 5/9 no Rio de Janeiro.

A prova terá início às 9h e fim às 13h (horário de Brasília). A divulgação do resultado e a premiação serão no mesmo dia, durante a programação do Rio Info 2012.

Vale ressaltar que a ordem das escolas na listagem acima não representam um ranking, estão por ordem alfabética. Esta medida tem como objetivo não criar favoritismo entre os alunos que, comprovadamente, atrapalham na competição.

Começou a Olimpíada de Algoritmo em 59 escolas em todo o Brasil

Teve início a primeira fase da Olimpíada de Algoritmo Hostnet (OAH) em 15 estados do Brasil, com 59 escolas na maior disputa entre estudantes do ensino médio/técnico do país. Participam grupos de três alunos que tenham em sua grade curricular a disciplina algoritmo. A final da disputa será no dia 5 de setembro, durante a programação do Rio Info, Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios. O resultado final será divulgado no mesmo dia, durante a programação do evento. Até a última edição, 243 escolas passaram pela Olimpíada, contabilizando cerca de 1.300 estudantes.

A banca de jurados da Hostnet terá até o dia 10 de agosto para divulgar o resultado dos que passaram para a etapa final. Os alunos poderão assistir às palestras do Rio Info, que inclui a presença de empresários nacionais e internacionais.

No Rio de Janeiro, a prova está sendo realizada na Infnet, com sete escolas cariocas. Para o professor Rogerio de Queiroz Romeiro, professor da ETE Maria Mercedes – Faetec, a escola vai ter um rendimento satisfatório. “Pegamos alunos crus e os preparamos. A Faetec dá muita ênfase na programação. Estamos na era do Java na escola”, afirma. O professor Alvaro Domingues, da ETERJ, diz que a escola participou de todas as seis edições da OAH. “Nesse ano houve pela primeira vez uma preparação prévia dos alunos e eles têm demonstrado uma boa motivação para vencer”, garante. “A seleção foi feita pelos professores que ministram matérias sobre desenvolvimento, lógica da programação”, completa confiante.


O diretor administrativo do Centro Educacional José de Anchieta, Diego Kronemberger, explica que os alunos começaram a se preparar há um mês e meio. “Esperamos que eles peguem a experiência real, não só a de laboratório”, comenta o diretor, lembrando que já  participaram no ano passado.

A professora Paula Ottilia Gregório, do Colégio Santa Maria, de São João de Meriti, trouxe uma dupla de meninas para fazer a prova. “Acredito que vão ter  um bom desempenho. Elas estão estudando um módulo de programação e estão na OAH pela primeira vez”, diz entusiasmada.

Segundo Kauê Linden, diretor de Marketing da Hostnet, é preciso criar oportunidades como essa, investindo em tecnologia e educação para qualificar o jovem profissional. “Com a realização da OAH, queremos mostrar o quanto é importante investir no processo de desenvolvimento de tecnologia e não só no consumo. Assim, poderemos qualificar a mão de obra, maximizando a base do setor de programação nacional através do jovem, aumentando o potencial competitivo dos profissionais da área”, completou Kauê.

Os prêmios oferecidos aos estudantes variam entre troféus, medalhas, notebooks, mochilas, cursos a distância , 1 ano de hospedagem gratuita de website e um registro de dominio.com. Os participantes que residem no Rio de Janeiro e estiverem interessado na área têm possibilidade de fazer estágio na Hostnet.

A iniciativa pretende contemplar os futuros profissionais com a chance de pôr em prática seus conhecimentos, ganhar experiência e se preparar para o mercado.

Provas encerradas!

Terminou a 1ª fase da Olimpíada de Algoritmo Hostnet 2012.

Daqui a uma semana (10/08) conheceremos as 5 equipes finalistas!

Foi dada a largada!

Está aberta a Olimpíada de Algoritmo Hostnet 2012!

Desejamos uma boa prova para todos os alunos!