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Tipos de Cobrança

Atualmente a Hostnet fornece 2 modos de cobrança, única e múltipla.

Cobrança Única

Unifica todos os planos de um único cadastro. Recomendado para clientes que possui diversos sites próprios.

Características:

  • Todas as contas compartilham o mesmo extrato;
  • Se a conta fica congelada, todos os sites ficam;
  • Gera apenas uma Nota Fiscal para todo o cadastro, já que é um pagamento só;
  • Possui um único vencimento para todo o cadastro;
  • Possui uma única fatura para todo o cadastro.

Cobrança Múltipla

Fornece 1 extrato financeiro para cada plano contratado no cadastro e individualiza o sistema financeiro das contas, podendo colocar nomes diferentes de acordo com a conta selecionada. Recomendado para Webmasters, visto que criaria o sistema financeiro separado para cada cliente.

Características:

  • Cada conta de um cadastro tem seu próprio extrato;
  • Disponibiliza opção para diversas Entidades Financeiras;
  • O congelamento de um site não afeta os demais;
  • É preciso filtrar domínio no extrato;
  • Gera uma nota fiscal para cada conta;
  • Possui um vencimento para cada conta;
  • Possui uma fatura para cada conta;

Como Trocar?

Para realizar a troca no modo de cobrança é necessário que:

  • Não possua nenhum débito ativo no extrato
  • Não possua lançamentos a vencer no extrato
  • O cadastro seja mais novo que 10/07/2016
  • Não tenha alterado em menos de 60 dias

Sendo assim, poderá acessar o seu painel de controle no menu “Financeiro > Formas de pagamento“.

Haverá uma página com a seguinte opção:

Cobrança Única X Cobrança Múltipla

Basta selecionar a opção e clicar em “Salvar”.

Formas de Pagamento

A Hostnet oferece 2 opções como forma de pagamento:

1- BOLETO BANCÁRIO
2- CARTÃO DE CRÉDITO

Nenhuma outra maneira é aceita.

Boleto Bancário

Eles são gerados sempre 10 dias antes do vencimento de uma mensalidade. Isso irá depender da data que escolheu para pagamento.
Exemplo: Caso sua mensalidade esteja com vencimento para o dia 20, o boleto sempre será gerado todo dia 10.

O prazo para confirmação de pagamento via boleto bancário é de 1 dia útil.

O boleto é sempre enviado por e-mail. Não trabalhamos com emissão via Correios.

Acesse o Painel de Controle, no menu Financeiro >> Boletos em Aberto.

Menu Boletos em Aberto

Cobranças

Acessando o Painel de Controle, no menu Financeiro >> Boletos em Aberto é possível visualizar todos os boletos gerados referentes a mensalidades que ainda não foram pagas.

OBS: cartão de crédito não aparece nessa área.

Boletos em aberto

É possível ver a descrição, o valor do boleto e a data de vencimento do mesmo.

É possível filtrar os boletos por palavras ou valores no campo Filtrar logo acima da lista.

Tenho duas cobranças para um mesmo mês. Qual devo pagar?

É possível efetuar o pagamento dos dois boletos que ambos irão compensar, mas fica a seu critério qual é mais vantajoso no momento. Geralmente essa situação ocorre quando existe mais de uma mensalidade em aberto. Na maioria dos casos, o boleto mais recente irá juntar o valor da mensalidade em atraso com a mensalidade atual. Logo, você terá uma situação conforme a imagem em anexo:

Boletos em aberto 2

Explicando a situação: No décimo dia de Fevereiro foi gerado o boleto de R$ 35,90 (valor do plano Start ). Como seu pagamento não foi efetuado, ele venceu e permaneceu no Painel. No mês seguinte foi gerado o boleto de Março no valor de R$71,80, porque juntou o valor em atraso de Fevereiro mais o valor de Março.

  • Se a cobrança de Fevereiro for paga, o mês de Março ficará em aberto no valor incorreto. Para esta situação, entre em contato com nossa Central de Atendimento para gerar um boleto com valor correto.
  • Se a cobrança de Março for paga, o pagamento ficará em dia e no mês de Abril virá uma nova cobrança mensal.

O mesmo pode ocorrer com pagamentos em periodicidades trimestral, semestral, anual e bianual, mas com uma pequena diferença. Veja:

Boletos em aberto 3

Explicando a situação: No décimo dia de Fevereiro foi gerado o boleto de R$379,10 (valor do plano Start com periodicidade anual já incluso o desconto). Como seu pagamento não foi efetuado, ele venceu e permaneceu no Painel. No mês seguinte foi gerado o boleto de Março no valor de R$71,80, porque juntou apenas o valor em atraso de Fevereiro (R$35,90) mais o valor de Março (R$35,90). A periodicidade é desconsiderada caso exista mensalidades em atraso.

  • Se a cobrança de Fevereiro for paga, o pagamento irá compensar Fevereiro, e irá durar até Janeiro.
  • Se a cobrança de Março for paga, o pagamento irá compensar apenas Fevereiro e Março,  e no mês de Abril será gerada uma nova cobrança com periodicidade anual.

OBS: Caso ainda tenha dúvidas ou seja uma situação diferente das citadas acima, entre em contato com nossa central de atendimento solicitando uma explicação e como proceder.

Dúvidas Frequentes:

Quanto tempo leva para meu pagamento ser confirmado?

O prazo para confirmação de pagamento via boleto bancário é de 1 dia útil.

Como altero de boleto para cartão?

Dentro do Painel de Controle utilize o menu: Financeiro >> Forma de Pagamento.

Quando são gerados novos boletos?

Eles são gerados sempre 10 dias antes do vencimento de uma mensalidade. Isso irá depender da data que escolheu para pagamento. Exemplo: Caso sua mensalidade esteja com vencimento para o dia 20, o boleto sempre será gerado todo dia 10.

O que acontece se passar do dia de vencimento do boleto?

Caso tenha acesso ao Painel, o boleto irá permanecer na lista de Boletos em Aberto no menu Financeiro, sendo possível alterar a data de vencimento. Basta selecionar o boleto e clicar na opção Alterar Vencimento que a data irá atualizar para o próximo dia. Essa função é para evitar que o pagamento seja feito com multa.

Não tenho acesso ao Painel. Posso tirar uma segunda via da cobrança?

É possível solicitar a segunda via pela página de login do Painel de Controle, clique aqui. Entretanto, somente se a forma de pagamento for por boleto bancário. Caso contrário será preciso entrar em contato com nossa central de atendimento.

Recebi uma cobrança mas não sei se é da Hostnet, o que fazer?

Infelizmente existem empresas tentando iludir os usuários de internet emitindo cobranças onde são dadas algumas informações de seu provedor de serviços, dando a impressão de que a cobrança pertence a Hostnet.

Todo boleto emitida pela Hostnet possui o logo da empresa na parte superior do boleto.

Toda cobrança emitida fica disponível para consulta através do painel de controle https://painel.hostnet.com.br

Lembramos ainda que a Hostnet NÃO envia de forma alguma cobrança via correio.

Caso fique em dúvida quanto a cobrança recebida, entre em contato com nossa Central de Atendimento antes de efetuar o pagamento.

Alterei minha forma de pagamento para boleto bancário, mas a fatura não foi gerada. O que faço agora?

As cobranças serão geradas na nova forma de pagamento a partir do próximo vencimento da sua hospedagem. Caso você possua uma mensalidade já vencida e precisa que o boleto seja emitido imediatamente, poderá utilizar a opção “Adicionar Crédito na Conta“, em seu painel, ou entrar em contato com nossa Central de Atendimento, preferencialmente pelo Helpdesk.

A Hostnet emite nota fiscal para Boleto? Como faço para receber?

Sim. Para receber sua nota fiscal, basta fazer a solicitação via HelpDesk.

Cartão de Crédito

O pagamento sempre será efetuado no cartão principal cadastrado, no dia do vencimento da cobrança. Assim que o cancelamento é solicitado, as cobranças param de ser cobradas no cartão.

A cobrança com cartão é feita de imediato.

OBS: A Hostnet trabalha com nota fiscal em ambas as formas de pagamento. Para receber uma nota fiscal, solicite através de um chamado Helpdesk.

Validação Cartão de Crédito

Como pode perceber na imagem a seguir, quando se cadastra um Cartão de Crédito em nosso Painel de Controle, existe o botão Validar. Essa validação é um recurso de segurança para barrar as diversas tentativas de golpe. Devido a facilidade do meio digital para realizar transações comerciais diversas, infelizmente pessoas de má fé estão utilizando os recursos tecnológicos para tentar validar cartões roubados ou clonados.

Validação de cartão de crédito

Essas investidas nos obrigaram a rever algumas rotinas de pagamento via Cartão de Crédito, assim como pedir uma documentação extra para liberar o Cartão de Crédito. Entendemos que, no primeiro momento, pode parecer incomodo esse tipo de solicitação, porém o mesmo se faz necessário para não prejudicar nossa integridade e ética com relação ao recebimento de valores de pessoas que foram prejudicadas por esses mau feitores com intenções de utilizarem nosso Sistema para validar Cartões.

Por medidas de segurança, todo Cartão de Crédito cadastrado terá um limite reduzido. Para liberá-lo, é necessário cadastrar o Cartão em seu Painel de Controle e depois clicar no botão Solicitar validação. Isso abrirá um chamado Helpdesk onde deverão ser enviados os seguintes itens:

  • foto de um documento de identificação. Os documentos aceitos são CPF, RG ou CNH.
  • foto do Cartão de Crédito.

OBS: Sabemos que seus dados precisam de máximo sigilo, por isso não é necessário expor todos os números do Cartão, apenas os 4 últimos e nome presente no cartão.

Todo cartão de crédito precisa ser validado para poder ser usado sem limites.

Assim que confirmarmos os seus dados, o Cartão terá o limite liberado.

  • Exemplo de como o Cartão deve ser enviado via chamado:

Dúvidas Frequentes:

Quanto tempo leva para meu pagamento ser confirmado?

Não há prazo para confirmação de pagamento via cartão de crédito. É feito de imediato.

Como altero de cartão para boleto?

Dentro do Painel de Controle utilize o menu: Financeiro >> Forma de Pagamento.

Por que é preciso validar o Cartão de Crédito

Essa validação é um recurso de segurança para barrar as diversas tentativas de golpe. Devido a facilidade do meio digital para realizar transações comerciais diversas, infelizmente pessoas de má fé estão utilizando os recursos tecnológicos para tentar validar cartões roubados ou clonados.

Essas investidas nos obrigaram a rever algumas rotinas de pagamento via Cartão de Crédito, assim como pedir uma documentação extra para liberar o Cartão de Crédito. Entendemos que, no primeiro momento, pode parecer incomodo esse tipo de solicitação, porém o mesmo se faz necessário para não prejudicar nossa integridade e ética com relação ao recebimento de valores de pessoas que foram prejudicadas por esses mal feitores com intenções de utilizarem nosso Sistema para validar Cartões.

Depois de clicar no botão Solicitar validação, será aberto um chamado Helpdesk onde deverão ser enviados os seguintes itens:

  • foto de um documento de identificação. Os documentos aceitos são CPF, RG ou CNH.
  • foto do Cartão de Crédito.

OBS: Sabemos que seus dados precisam de máximo sigilo, por isso não é necessário expor todos os números do Cartão, apenas os 4 últimos e nome presente no cartão.

Todo cartão de crédito precisa ser validado para poder ser usado sem limites.

Assim que confirmarmos os seus dados, o Cartão terá o limite liberado.

  • Exemplo de como o Cartão deve ser enviado via chamado:

O que acontece se a cobrança não for realizada?

Para essa situação, recomendamos entrar em contato com nossa Central de Atendimento, preferencialmente pelo Helpdesk.

Como coloco um cartão como Principal da Conta?

Na página Forma de pagamento, é preciso possuir o pagamento para cartão de crédito. Selecione o cartão de crédito que deseja tornar o principal e clique em usar como principal.

Troquei de cartão de crédito, como faço para informar o novo?

Na página Forma de pagamento, é preciso possuir o pagamento para cartão de crédito. Selecione o cartão de crédito que deseja alterar e clique em editar.

Alterei minha forma de pagamento para cartão de crédito, mas a cobrança não foi realizada. O que faço agora?

As cobranças serão feitas na nova forma de pagamento escolhida a partir do próximo vencimento da sua hospedagem. Se você possui uma mensalidade já vencida e prefere que o pagamento no cartão seja imediato, poderá utilizar a opção “Adicionar Crédito na Conta“, em seu painel, ou entrar em contato com nossa Central de Atendimento, preferencialmente pelo Helpdesk.

A Hostnet emite nota fiscal para Cartão? Como faço para receber?

Sim. Para receber sua nota fiscal, basta fazer a solicitação via HelpDesk.

Porque não vejo as cobranças quando meu pagamento é por cartão de crédito?

O local das cobranças informa apenas os Boletos. Quando a forma de pagamento está para cartão de crédito, esse local não terá as cobranças. Para este caso é preciso entrar em contato com nossa central de atendimento.

Extrato Financeiro

Acesse o Painel de Controle, no menu Financeiro >> Extrato Financeiro.

Menu Extrato Financeiro

O que é?

O Extrato Financeiro é uma opção disponível no menu Financeiro do Painel de Controle da Hostnet para que os clientes possam acompanhar o histórico de cobranças da sua conta, dos últimos 6 meses até os lançamentos mais recentes, que podem ser referentes ao plano de hospedagem, serviços adicionais e registro de domínios.

O documento a seguir tem como objetivo detalhar as informações contidas no Extrato Financeiro de forma simples, para que todos compreendam e possam aproveitar ao máximo este recurso.

Entenda como funciona seu extrato financeiro:

Conceitos Básicos:

O extrato foi feito de forma simples para facilitar seu funcionamento:

  • SALDO – Informa seu saldo atual, pode existir débito (-) ou crédito (+) em sua conta;
  • PAGAMENTOS A VENCER – Pagamento referente ao mês corrente;
  • PAGAMENTOS PENDENTES – Informa se existe pagamentos atrasados;

Resumo Extrato Financeiro

OBS: Repare que é possível adicionar crédito na conta, caso seja necessário. Essa é uma maneira rápida de adicionar crédito na conta e pagar os valores em atraso.
Clicando nesse link, você será redirecionado para o menu Financeiro >> Adicionar Crédito na Conta do Painel de Controle da Hostnet.

Entendendo o Extrato

Os pagamentos, na Hostnet, funciona de forma pré-paga com um sistema de crédito, ou seja, efetuando um pagamento, o valor entrará como crédito e será abatido na próxima cobrança.

  • Exemplo: Foi realizado o pagamento anual. O valor pago será inserido como crédito na conta e mensalmente as cobranças geradas irão abatendo esse crédito durante os próximos 12 meses, desde que não tenha ocorrido consumo do crédito.

Assim, tanto pagamento por boleto, quanto por cartão irão adicionar crédito ao extrato e qualquer cobrança gerada abate esse crédito. A adição de crédito funciona da mesma forma.

Extrato Financeiro

O que significam as cores?

  • O valor em VERMELHO significa o débito que entrou, ou seja, uma nova cobrança foi gerada e está pendente para pagamento. Neste exemplo, os débitos são referentes a mensalidade do plano de hospedagem e ao serviço adicional de e-mail, mas podem existir débitos também referente ao registro de domínio, serviço de e-mail marketing, excedente de tráfego ou espaço em disco, serviços adicionais e outros.
  • O valor em AZUL significa que o crédito que entrou, ou seja, um pagamento foi efetuado. No exemplo é referente ao pagamento por boleto da hospedagem do site com uma periodicidade.

O que significam as colunas?

  • A coluna Data informa a data que foi adicionado o crédito ou gerado o débito;
  • A coluna Lançamento informa o que se refere ao valor aparente no extrato;
  • A coluna Valor indica o valor inserido ou cobrado;
  • A coluna Saldo indica o valor presente no extrato (podendo ser positivo ou negativo), depois de efetuar a operação da linha (adição de crédito ou adição de cobrança).

Extrato de Cobrança Única

O extrato da cobrança única é composto pelas mensalidades de todos os planos do cadastro.

Sendo assim, é gerada somente 1 cobrança referente ao débito total da conta no vencimento do cadastro.

Extrato de cobrança única

Lançamentos Futuros

Esse local apenas indica as cobranças que ainda irão vencer.

Lançamentos Futuros

Dúvidas frequentes:

Minha conta de hospedagem existe há mais de 5 anos. Por que meu extrato é exibido apenas por 6 meses?

Visando a otimização do banco de dados e a agilidade na navegação pelo extrato financeiro em seu Painel de Controle, o relatório mantém o registro das movimentações financeiras dos últimos 6 meses.

Entretanto, é possível visualizar o extrato dos últimos 5 anos, período indicado pelo Código Civil. Para isso, basta clicar na opção informada no quadro em azul, no começo da página:

Histórico dos últimos 5 anos

Como funciona a periodicidade e os lançamentos de descontos (trimestral 3%, semestral 6%, anual 12% e bi-anual 24%)?

Quando é paga uma periodicidade (lançamento em azul), por exemplo, a trimestralidade, a hospedagem fica com um “crédito” para pagar 3 mensalidades. Se não houver pendências, a trimestralidade será descontada no mês do vencimento e nos dois próximos.

Fiz um pagamento trimestral (podendo ser também semestral, anual ou bi-anual) e recebi uma nova cobrança antes de completar o prazo. Por quê?

Provavelmente o valor pago em sua periodicidade não durou todo o tempo porque durante os meses do prazo houve algum consumo diferenciado em sua hospedagem, que podem ser:

  • A contratação de serviços adicionais;
  • A contratação de pacotes para e-mail marketing;
  • Tarifas por consumo excedente;
  • Solicitação de uma troca de plano para uma opção de maior valor;
  • Solicitação de backup de FTP ou Banco de Dados;
  • Outros motivos.

O pagamento prevê o uso da hospedagem pelo tempo contratado com as características exatas do momento em que foi gerada a fatura. Se houver qualquer modificação durante esse tempo, o valor não a abrangerá.

IMPORTANTE: Sempre que o valor não durar para todos os meses previstos, recomendamos que entre em contato com a central de atendimento através de um chamado Helpdesk para verificarmos o que pode ter interferido. No caso do reajuste anual previsto pelo IGPM ou então uma alteração feita pela Hostnet, a própria se compromete a garantir a integridade e a duração da periodicidade contratada.

Minha forma de pagamento é trimestral (podendo ser também semestral, anual ou bi-anual) e estou recebendo cobranças mensais. O que fazer?

Quando o cliente deixa de pagar a trimestralidade, semestralidade, anualidade ou bianual na data do vencimento, o sistema passa a gerar faturas mensais, até que o pagamento das mensalidades em aberto seja regularizado.

Por exemplo, a trimestralidade, deveria ter sido paga em 20 de novembro, mas a mesma não foi paga. Em 20 de dezembro, o sistema gera um novo boleto não com o valor da trimestralidade, mas com o valor do vencimento 20/11 (saldo devedor) mais a mensalidade que está vencendo em 20/12. Realizando este pagamento, no vencimento de 20/01, receberá uma fatura com o valor da trimestralidade. Caso contrário o sistema continuará gerando mensalidades.

Minha fatura está em dia, mas está vindo com um valor diferente. O que fazer?

As faturas são geradas pelo sistema, 10 dias antes do vencimento, e quando a mesma foi gerada, provavelmente ainda não havia sido identificado o pagamento.

Por que não consigo gerar uma fatura através do Painel de Controle?

Provavelmente a forma de pagamento é cartão de crédito. Entre em contato com nossa central de atendimento para que possa ser gerado uma nova fatura ou utilize a opção de Adicionar Crédito na Conta em seu Painel de Controle.

Alterei a periodicidade do pagamento, porém não consigo gerar o boleto. Qual é o procedimento correto?

O pedido de troca de periodicidade é encaminhado ao departamento financeiro para análise e a emissão da fatura, entre em contato com nossa central de atendimento.

Entidades Financeiras

Acesse o Painel de Controle, no menu Financeiro >> Entidades Financeiras.

Menu Entidade Financerias

O que é?

Entidade Financeira é um recurso disponível no Painel de Controle que permite gerenciar melhor a parte financeira de clientes que possuem mais de 1 domínio hospedado.
Este recurso é interessante por exemplo para um webmaster que possui vários domínios hospedados, mas ele não quer ser responsável pelo pagamento da hospedagem.
Com este recurso é possível definir um responsável financeiro para cada domínio, assim a fatura será enviada sempre para esse responsável.

Acesse o Painel de Controle no menu: Financeiro >> Entidades Financeiras

Entidade Financeira

Nessa tela você verá todas as suas entidades criadas na hospedagem.
A entidade principal vai conter todos os dados feitos no cadastro e não pode ser alterada e nem apagada.
As demais entidades podem ser selecionadas conforme ilustra a imagem.

Como criar?

Para criar uma nova entidade clique na opção: Nova entidade.

Na próxima tela aparecerá um formulário que deve ser preenchido com os dados da pessoa responsável por esta nova entidade.
Preencha o formulário e depois clique em Concluir no final da tela.

Gerenciando as entidades

Agora vamos definir uma entidade financeira.

  1. Caso a conta possua mais de um domínio, selecione o que deseja no canto superior direito da página;
  2. Depois acesse o menu: Financeiro >> Entidades Financeiras;
  3. Nessa tela, clique na entidade que deseja cadastrar para o domínio e então clique no botão Selecionar;
  4. Desta forma a cobrança para a hospedagem do domínio será sempre enviada para a entidade selecionada.

OBS1: Para editar uma entidade, clique na que deseja e depois clique no botão Editar. Altere os campos que deseja e então clique no botão Concluir.

OBS2: Para apagar uma entidade, clique na que deseja e depois clique no botão Remover.

Dúvidas frequentes:

Em qual entidade está cadastrada no domínio?

Busque pela entidade que apresentar a descrição Entidade em uso do lado direito.

Apenas a entidade financeira receberá a cobrança?

Não. As faturas serão enviadas também para os e-mails do cadastro principal, para conhecimento do administrador da hospedagem.

Posso solicitar envio de Nota Fiscal para uma determinada Entidade Financeira?

Sim. A Nota Fiscal será preenchida com os dados da Entidade Financeira e gerada pelo site da Receita Federal. O envio da nota será feito para o e-mail da Entidade Financeira.

O que acontece quando apago a entidade cadastrada?

O domínio passa a ter cadastrada a entidade principal.

A entidade serve para o Registro de Domínios?

Sim, na hora do pagamento do domínio, aparecerá a opção de escolher a entidade (caso tenha mais que uma). E dessa forma poderá escolher quais os dados aparecerão nesse boleto de registro / renovação.

Como altero a Entidade Financeira Principal?

Para alterá-la, acesse o menu Conta >> Cadastro e altere as informações da conta. (Clique aqui para saber mais).

O Botão de criar a Entidade não está aparecendo. O que eu faço ?

Essa situação ocorre quando a “Cobrança da conta” está como “Cobrança Única” ou você possui apenas um domínio em sua hospedagem. Para essa opção aparecer, é necessário ter no mínimo dois domínios e a opção “Uma cobrança por cada site” estar habilitada em seu painel de controle em “Financeiro >> Forma de Pagamento >> Cobrança da conta >> marque a opção Uma cobrança por cada site “.

Como posso alterar os e-mails para envio das cobranças?

Para efetuar a troca dos e-mails, acesse o Painel de Controle da Hostnet. Vá na menu Conta e clique no ícone Cadastro.

Crédito Financeiro

Você pode usar essa opção para colocar créditos avulsos em sua hospedagem, com o valor que desejar.

Como funciona?

Com a opção de adicionar crédito na conta é possível quitar uma única mensalidade ou inserir valores maiores, assim suas próximas mensalidades serão abatidas desse crédito. O valor adicionado também pode ser utilizado para registrar novos domínios, fazer a renovação de domínios existentes ou contratar o serviço de E-mail Marketing.

Quais são as vantagens?

  • Permite que insira valores em sua hospedagem com maior comodidade: no momento em que desejar e via painel, sem necessidade de contato com a Central de Atendimento;
  • Você pode definir o valor que prefere adicionar, gerenciando o saldo da sua hospedagem;
  • Quanto maior é o valor inserido, maiores são os percentuais de desconto oferecidos.

Ganho desconto inserindo crédito?

Sim, o desconto será gerado de acordo com a periodicidade do plano.

  • Se o valor inserido for inferior a trimestralidade, não haverá desconto;
  • Se o valor inserido for superior a trimestralidade e inferior a semestralidade, receberá 3% de desconto;
  • Se o valor inserido for superior a semestralidade e inferior a anuidade, receberá 6% de desconto;
  • Se o valor inserido for superior a anuidade e inferior a bianuidade, receberá 12% de desconto;
  • Se o valor inserido for superior a bianuidade, receberá 24% de desconto.

Como faço para adicionar o crédito?

Acesse o Painel de Controle, no menu Financeiro >> Adicionar Crédito na Conta.

Menu Adicionar crédito na conta

Você verá a seguinte tela:

Adicionando créditos

Você pode usar essa opção para colocar créditos avulsos em sua hospedagem, com o valor que desejar. Depois que decidir o valor, repare se terá desconto ou não e então clique em Adicionar Crédito.

Selecionando a forma de pagamento

Na próxima página, confirme o cliente, o site e o valor e então escolha a forma de pagamento. As únicas maneiras disponíveis são por Cartão de Crédito e Boleto Bancário.

Cartão de Crédito

Pagamento por cartão

Neste caso, é preciso informar os seguintes dados:

  • Titular do Cartão;
  • Número do Cartão;
  • Data de Expiração do Cartão;
  • Código de Segurança.

Depois que todas as informações forem preenchidas corretamente, clique em Salve este Cartão e Pagar.

Assim que a operadora confirmar o pagamento, o crédito entrará na hospedagem. É um procedimento imediato.

Boleto Bancário

Pagamento por boleto

Neste caso, basta clicar em Gerar Boleto para verificar o link do mesmo. Após o pagamento é necessário aguardar a compensação bancária de 24 horas úteis para o crédito ser inserido na conta.

Periodicidade:

O que é?

É a possibilidade que a Hostnet oferece para você, nosso cliente, pagar pelo serviço antecipadamente, por um período mais longo, oferecendo descontos conforme a periodicidade escolhida.

É concedido algum desconto caso altere a periodicidade de pagamento?

Sim. Disponibilizamos os seguintes descontos para pagamentos:

  • Trimestrais – 3% de desconto
  • Semestrais – 6% de desconto
  • Anuais – 12% de desconto
  • Bianuais – 24% de desconto

Atenção: Descontos não praticados para os serviços adicionais contratados, que serão cobrados na mesma periodicidade.

Como posso alterar a periodicidade da minha hospedagem?

Dentro do Painel de Controle da Hostnet, acesse o menu: Financeiro >> Periodicidade.

Verá uma opção chamada “Periodicidade da conta” onde poderá escolher o prazo desejado.

Como funciona?

É importante ressaltar que os pagamentos na Hostnet funcionam como um sistema de crédito, ou seja, efetuando um pagamento, o valor entrará como crédito e será abatido na próxima cobrança.

  • Exemplo 1: Foi realizado o pagamento mensal. O valor pago será inserido como crédito na conta e quando a próxima cobrança for gerada, o crédito será abatido.

O mesmo ocorre em qualquer periodicidade.

  • Exemplo 2: Foi realizado o pagamento com periodicidade anual. O valor pago será inserido como crédito na conta e mensalmente as cobranças geradas irão abatendo esse crédito durante os próximos 12 meses, desde que não tenha ocorrido consumo do crédito, como a contratação de serviços adicionais, pacotes para e-mail marketing, tarifas por consumo excedente, troca de plano para uma opção de maior valor ou a solicitação de backup de FTP ou Banco de Dados.

Dúvidas Frequentes:

Fiz um pagamento trimestral (podendo ser também semestral, anual ou bi-anual) e recebi uma nova cobrança antes de completar o prazo. Por quê?

Provavelmente o valor pago em sua periodicidade não durou todo o tempo porque durante os meses do prazo houve algum consumo diferenciado em sua hospedagem, que podem ser:

  • A contratação de serviços adicionais;
  • A contratação de pacotes para e-mail marketing;
  • Tarifas por consumo excedente;
  • Solicitação de uma troca de plano para uma opção de maior valor;
  • Solicitação de backup de FTP ou Banco de Dados;
  • Outros motivos.

O pagamento prevê o uso da hospedagem pelo tempo contratado com as características exatas do momento em que foi gerada a fatura. Se houver qualquer modificação durante esse tempo, o valor não a abrangerá.

IMPORTANTE: Sempre que o valor não durar para todos os meses previstos, recomendamos que entre em contato com a central de atendimento através de um chamado Helpdesk para verificarmos o que pode ter interferido. No caso do reajuste anual previsto pelo IGPM ou então uma alteração feita pela Hostnet, a própria se compromete a garantir a integridade e a duração da periodicidade contratada.

Minha forma de pagamento é trimestral (podendo ser também semestral, anual ou bi-anual) e estou recebendo cobranças mensais. O que fazer?

Quando o cliente deixa de pagar a trimestralidade, semestralidade, anualidade ou bi-anualidade, na data do vencimento, o sistema passa a gerar faturas mensais (junto com os valores em atraso), até que o pagamento das mensalidades em aberto seja regularizado.

Por exemplo, a trimestralidade, deveria ter sido paga em 20 de novembro, mas a mesma não foi paga. Em 20 de dezembro, o sistema gera um novo boleto com o valor do vencimento 20/11 (saldo devedor) mais a mensalidade que está vencendo em 20/12. Realizando este pagamento dentro do prazo, no próximo vencimento dia 20/01, a fatura virá com o valor da trimestralidade. Caso contrário o sistema continuará gerando cobranças mensais junto com as mensalidades em atraso.

Alterei a periodicidade do pagamento, porém não consigo gerar o boleto. Qual é o procedimento correto?

O pedido de troca de periodicidade é encaminhado ao departamento financeiro para análise e a emissão da fatura. Essa solicitação abre um chamado Helpdesk de forma automática, onde nossa equipe financeira irá avaliar sua hospedagem e lhe propor a melhor solução. Caso tenha dúvidas, entre em contato com nossa central de atendimento.

Os Serviços Adicionais também são cobrados por periodicidade?

Sim. Eles são cobrados junto com o valor da hospedagem e com o valor da periodicidade. Porém não entram no desconto da periodicidade;

  • Exemplo: Contratei um serviço adicional de R$ 10,00 mas minha periodicidade é Trimestral. A cada três meses, junto ao valor da mensalidade, serão cobrados mais R$ 30,00.

Vencimento:

Quais são as datas do vencimento da fatura?

Disponibilizamos as datas de vencimento para os dias 10, 20 ou 30 de cada mês. Todos os vencimentos são pré-pagos, ou seja, é feito o pagamento para o mês que for utilizar.

Posso alterar a data do vencimento? Como posso fazê-lo?

Sim, é possível. Temos as datas 10, 20 e 30.

Vale ressaltar que para seja feita a alteração é necessário que não haja débito em aberto, sendo assim, basta abrir um chamado pelo HelpDesk no Painel de Controle da Hostnet informando para qual data deseja alterar o vencimento.

Lembre-se que se houver a necessidade de algum ajuste financeiro, será enviada uma notificação ao cliente antes da alteração ser realizada.

Quanto tempo antes da data de vencimento eu recebo o boleto?

O boleto bancário é enviado 10 dias antes do vencimento para os e-mails cadastrados pelo cliente, assim como estará à disposição no Painel de Controle, no menu Financeiro >> Boletos em aberto. Utilize a ação Pagar agora.

No caso do pagamento por cartão de crédito, enviamos uma mensagem com 10 dias de antecedência informando qual valor será cobrado e em qual data. Após a cobrança ser efetuada na data estipulada, uma nova mensagem é encaminhada com a confirmação de pagamento. Não ocorrendo o débito, uma mensagem também é encaminhada para ciência do cliente.

Após o vencimento, como posso obter uma 2ª via do boleto atualizada?

  • Se a sua conta de hospedagem já está ativa, você poderá imprimir um boleto bancário com data atualizada clicando aqui
  • Também é possível solicitar a segunda via pela nossa Central de Atendimento. O contato pode ser feito através do Helpdesk, por telefone ou do chat. Consulte os nossos canais de contato.

Congelamento:

Após quanto tempo de atraso no pagamento o site é congelado?

O congelamento da conta de hospedagem ocorre cerca de 15 dias após o vencimento da sua fatura. Antes do congelamento são enviados comunicados por e-mail, referente ao “Lembrete de nova fatura” e “Aviso de Atraso”. Mas se você necessitar de um prazo maior para o pagamento, contate nossa equipe de atendimento.

O congelamento do site não remove seus arquivos de nossos servidores, por isso eles continuam ocupando espaço em disco, o que gera cobrança integral da sua hospedagem.

Meu site está congelado, mas efetuei o pagamento hoje através do boleto, qual o prazo para a normalização do acesso?

O prazo é de um dia útil para a compensação do boleto bancário. Para ocorrer a liberação do acesso antes da confirmação automática do pagamento, entre em contato com nossa equipe de atendimento para agilizarmos sua liberação.

Por que continuo recebendo cobranças mesmo com meu site congelado?

O congelamento do site não remove seus arquivos de nossos servidores, por isso eles continuam ocupando espaço em disco, o que gera cobrança integral da sua hospedagem.

Se o seu interesse for cancelar o serviço, coloque em dia as cobranças vencidas e formalize seu cancelamento pelo Painel de Controle , evitando cobranças enquanto seus dados ainda permanecem em nossos servidores.

O que acontece caso eu não regularize as cobranças durante esse período?

Caso sua cobrança permaneça vencida por mais de 20 dias seu domínio será encaminhado para o processo de desativação de DNS.

Suspensão de Congelamento:

O que é e para que serve a Suspensão de Congelamento?

Suspensão de Congelamento é um recurso disponível no Painel de Controle para permitir que o próprio cliente faça a liberação da hospedagem em caso de atraso no pagamento.
A suspensão é feita por até 5 dias, assim você poderá fazer o pagamento sem que o seu site fique fora do ar.

Onde fica essa opção?

Dentro do painel de Controle no menu: Financeiro >> Suspensão de Congelamento

Regras de utilização:

  • Este recurso só pode ser usado por clientes que estão com 1 ( uma ) mensalidade em atraso;
  • Só pode ser usado 1 ( uma ) vez por mês para o mesmo domínio;
  • A suspensão é feita por 5 dias e caso o pagamento não seja confirmado dentro deste prazo, a conta será congelada novamente;

Como Faço para Suspender?

Caso a sua conta de hospedagem esteja congelada, em sua tela inicial do Painel de Controle terá o aviso do serviço congelado (Caso haja mais de um domínio em sua hospedagem, é preciso selecionar o que está congelado para poder visualizar a mensagem).

Aviso de serviço congelado

No próprio aviso você terá um link para a página de Suspensão de Congelamento (Financeiro >> Suspensão de Congelamento).

Nessa página, é possível visualizar o Termo de Suspensão. Após o termo, marque a opção para aceitá-lo e clique em “Suspender Congelamento”.

Suspendendo o contelamento

Feito isso, em aproximadamente 45 minutos o congelamento será suspenso e os seus serviços voltarão a funcionar. A suspensão dura 5 dias e caso o pagamento não seja feito, o site voltará a ser congelado.

OBS: Essa opção funciona somente durante os 20 primeiros dias após o congelamento. Após esse tempo o descongelamento deve ser solicitado através de nossa Central de Atendimento.

Dúvidas Frequentes:

Fiz a suspensão e meu domínio voltou a congelar. Por que?

Provavelmente o período de 5 dias se esgotou e o pagamento não foi efetuado.

Fiz o pagamento por boleto bancário. Posso descongelar antes da compensação bancária?

Sim. Basta entrar em contato com nossa central de atendimento através do Helpdesk e nos enviar o comprovante do pagamento pelo chamado.

Estou congelado, mas não posso suspender. Por que?

Por que já passou do prazo de uma semana e ocorreu a desativação do DNS. Entre em contato pelo HelpDesk com o comprovante de pagamento, para realizarmos a suspensão do congelamento.

Desativação do DNS:

O que é o processo de Desativação do DNS?

Os servidores de DNS da Hostnet não responderão mais com autoridade sobre o seu domínio, de forma que todos os serviços que dependam do seu domínio deverão parar de funcionar tais como e-mails, redirecionamentos, acesso a banco de dados e etc.

A desativação do DNS não remove seus arquivos de nossos servidores, por isso eles continuam ocupando espaço em disco, o que gera cobrança integral da sua hospedagem.

Após quanto tempo de atraso no pagamento o DNS de meu domínio é inativado?

A desativação do DNS ocorre aproximadamente 20 dias após o vencimento da sua fatura. Antes da desativação são enviados comunicados por e-mail, referente ao “Aviso de Atraso” (10 dias após o vencimento) e “Aviso de Congelamento” (15 dias após o vencimento).

Por que meu domínio foi inativado se tenho ainda um boleto não vencido?

A desativação ocorre apenas quando já existe uma fatura vencida há pelo menos 20 dias. É possível que você tenha recebido uma fatura com valores em débito reenviados juntamente à fatura do mês atual, o que não impede que ocorra a desativação da sua conta.

Você pode optar por pagar apenas as faturas já vencidas e terá direito à reativação da conta, para isso, entre em contato com nossa equipe de atendimento.

Meu DNS já foi inativado, mas efetuei o pagamento hoje através do boleto, qual o prazo para a normalização do acesso?

O prazo é de um dia útil para a compensação do boleto bancário. Para ocorrer a liberação do acesso antes da confirmação automática do pagamento, entre em contato com nossa equipe de atendimento para agilizarmos sua liberação.

Por que continuo recebendo cobranças mesmo com o DNS do meu domínio inativado?

A desativação do DNS não remove seus arquivos de nossos servidores, por isso eles continuam ocupando espaço em disco, o que gera cobrança integral da sua hospedagem.

Se o seu interesse for cancelar o serviço, coloque em dias as cobranças vencidas e formalize seu cancelamento pelo Painel de Controle , evitando cobranças enquanto seus dados ainda permanecem em nossos servidores.

O que acontece caso eu não regularize as cobranças durante esse período?

Caso sua cobrança permaneça vencida por mais de 60 dias, seu domínio será enviado ao processo de Exclusão dos Arquivos e todo conteúdo da sua hospedagem poderá ser excluído de nossos servidores e sua conta cancelada por inadimplência.

Após a exclusão dos arquivos a Hostnet passará a não cobrar mais pelos serviços, ficando em aberto o débito existente referente ao período que seus arquivos permaneceram em nossos servidores sem pedido de cancelamento formalizado pelo Painel de Controle.

Exclusão dos Arquivos:

O que é o processo de Exclusão dos Arquivos?

A Exclusão dos Arquivos é o último estágio seguido por um domínio que mantém débitos na Hostnet.

Após todos os avisos enviados ao responsável pela administração da hospedagem, sem que haja a regularização, o domínio é encaminhado ao cancelamento por inadimplência e todos os arquivos armazenados em nossos servidores são removidos.

Após quanto tempo de atraso no pagamento meu domínio entra no processo de Exclusão dos Arquivos?

O processo de Exclusão dos Arquivos é iniciado após 60 dias de atraso da sua fatura e tem duração de mais 60 dias (2 meses). Antes da exclusão são enviados cerca de 10 comunicados por e-mail, desde o “Aviso de atraso” (10 dias após o vencimento) até o “Último aviso de exclusão dos arquivos” (110 dias após o vencimento).

Quando é efetivada a Exclusão definitiva dos arquivos?

A exclusão definitiva dos arquivos ocorre 120 dias após o vencimento da sua fatura. Todo o conteúdo do site, emails e banco de dados são apagados dos servidores e a conta de hospedagem cancelada com permanência de débito, sujeita a regularização posterior.

Por que meu domínio foi cancelado e meus arquivos excluídos se tenho ainda um boleto não vencido?

O cancelamento por inadimplência e a exclusão dos arquivos ocorrem apenas quando já existe uma fatura vencida há 120 dias. É possível que você tenha recebido uma fatura com valores em débito reenviados juntamente à fatura do mês atual, o que não impede que ocorra a exclusão da sua conta.

Recebi o Aviso de Cancelamento e Débito em Aberto, mas efetuei o pagamento do boleto hoje. É possível reativar minha conta?

O prazo para a compensação do boleto bancário é de um dia útil. Em seguida, será possível reativar a sua conta de hospedagem, mas lembre-se que já foi efetuada a exclusão do seu conteúdo e será preciso reenviar os seus arquivos aos nossos servidores. Caso necessite da restauração de backup, contate nossa equipe de atendimento e verifique a disponibilidade e condições deste serviço.

O que acontece caso eu não regularize as cobranças?

Após a exclusão dos arquivos a Hostnet passará a não cobrar mais pelos serviços, ficando em aberto o débito existente pelo período em que seus arquivos permaneceram em nossos servidores sem pedido de cancelamento formalizado pelo Painel de Controle. A conta cancelada por inadimplência poderá ser submetida à cobrança por empresa especializada.

Política de Reembolso:

Prezando pela transparência e idoneidade nas relações, a Hostnet disponibiliza neste documento sua Política de Reembolso, que visa explicitar as normas e procedimentos para a devolução de valores mediante a desistência da utilização de nossos serviços e outras situações.

Condições:

  1. Reembolso integral quando solicitado cancelamento em até 7 (sete) dias corridos, a contar da data de ativação da conta de hospedagem, conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor.
  2. Reembolso integral do valor pago para registro, transferência e/ou renovação de domínio que não tenham sido concluídos por motivos alheios a nossa vontade, desde que o pedido de reembolso seja efetuado em até 30 dias após o pagamento.
  3. Em caso de pagamento de mensalidades geradas em data posterior ao pedido de cancelamento da conta de hospedagem, o reembolso será efetuado desde que a requisição seja feita em até 30 dias após o pagamento.
  4. Para pagamentos feitos em duplicidade concede-se o direito ao reembolso do valor sobressalente, havendo o prazo de até 30 dias após o pagamento para o registro da solicitação do reembolso.

Restrições:

  1. A solicitação deverá ser encaminhada pelo próprio titular da hospedagem, pelo canal de contato “Helpdesk”, disponível através de seu Painel de Controle.
  2. Independente da condição de reembolso, o mesmo será realizado unicamente em conta corrente ou conta poupança cujo favorecido seja exatamente o titular da conta de hospedagem no momento da contratação do plano na Hostnet.

Não estão aptos ao reembolso os seguintes casos:

  1. Devolução integral ou proporcional de pagamento feito em periodicidade maior que um mês (Trimestral, Semestral, Anual, Bianual ou Trienal). Pelo pagamento em maior período fica entendido o compromisso com a utilização do serviço até que finde o prazo contratado.
  2. Devolução integral ou parcial de valores sobressalentes ocasionados por troca de plano, troca de periodicidade, mudança na forma de pagamento e/ou troca de nome do domínio.
  3. Reembolso da mensalidade vigente em caso de cancelamento ou troca de DNS sem uso do serviço por todo o período contemplado pelo pagamento.
  4. Reembolso ou transferência de valores, pagos à Hostnet pelo serviço de hospedagem, para uso na aquisição ou adição de crédito em conta Franquia.
  5. Quaisquer situações que, porventura, possam surgir e não estão previstas nesta política.

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