Antes de começarmos o tutorial, faz-se necessário esclarecer alguns termos relacionados a marketing que serão usados para esse tutorial:

  • Lead: Um lead é todo cliente em potencial. Eles ainda não são clientes, devem ser “convertidos” para tal, ou seja, nutridos com conteúdo de qualidade.
  • Conversão: A conversão ocorre quando um lead cumpre o objetivo principal de uma página. Logo, ele baixou um material disponível, fez um cadastro, pediu um orçamento, se registrou para um teste gratuito, entre outros.
  • Landing Pages: As landing pages, ou páginas de destino, são páginas dedicadas exclusivamente a um elemento, em troca de algo. Logo, a página pode oferecer material gratuito de interesse do cliente, ou venda de um produto, etc, em troca do cadastro dele, ou dinheiro (no caso de uma venda). Caso informações pessoais sejam fornecidas, esse dado pode ser usado para nutrir o lead mais tarde, e tentar a conversão.
  • Funil de vendas: O funil de vendas é uma maneira de entender o quão próximo de ser tornar clientes, os seus leads são. E dessa forma, tratá-los de acordo.
  • Taxa de conversão: Quantas pessoas completaram uma ação desejada na sua campanha, como o preenchimento de um formulário, ou a resposta a um questionário. Quanto maior a taxa, melhor.
  • Links patrocinados: Os links patrocinados são anúncios feitos na forma de links, encontrados em sites de busca na Internet. Eles estão no topo, não porque são mais relevantes, mas por terem pago ao site de busca para estarem naquela posição.
  • Pageview: Número de vezes que a página é visualizada. Essa quantidade é usada para análise do desempenho de uma campanha que envolva sites, e com isso fazer eventuais mudanças para aumentar as visualizações.
  • Bounce Rate: O bounce rate é a taxa de cancelamento de um produto ou serviço. Isto é especialmente importante se temos serviços pagos no modelo de assinatura, pois é uma medida clara de satisfação com o serviço. Se há um número muito grande de desistências, há algo errado, e esse problema deve ser resolvido o mais rápido possível.
  • Mídias sociais: As mídias sociais são as redes sociais (que já eram um instrumento popular de interação entre amigos), somadas aos métodos para entender e saber como se comportar nesse cenário. O objetivo final é ter sucesso ao se relacionar diretamente com o público.
  • Campanhas: As campanhas são ações desenvolvidas para ampliar a exposição de uma marca, aumentar a sua abrangência no mercado e apoiar a venda dos produtos. Logo, são ações estratégicas que ajudam as empresas a alcançar os seus objetivos.
  • E-mail marketing: O e-mail marketing é uma lista de e-mails que o lead pode assinar, e receber informações a respeito de um determinado produto. Isto é útil para manter os leads interessados no conteúdo que tens a oferecer, e conduzi-los pelo funil de vendas para que ocorra a conversão.
  • Automação de marketing: A automação de marketing é a otimização do marketing digital utilizando ferramentas que automatizem todos os processos da estratégia, como a geração e nutrição de leads, envios de e-mail marketing e campanhas em redes sociais. O objetivo final não é substituir a equipe de marketing, mas aumentar a eficiência da mesma equipe.
  • Marketing viral: O marketing viral é parte de uma campanha (ou a campanha toda) que se espalha de forma desorganizada e rápida, como um vírus, e obtém sucesso de forma espontânea.
  • Marketing de conteúdo: O marketing de conteúdo é o marketing através da produção de conteúdo que seja relevante e direcionado para o seu público alvo. E através dele, leads serão atraídos e convertidos.

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