Hostnet-usa-apoia-software-livre

Software Livre faz parte da cultura da Hostnet

A Hostnet atua há mais de 18 anos no mercado de tecnologia e há 16 contribui através de doações financeiras, cursos, códigos e documentação para o desenvolvimento do Software Livre no Brasil e no mundo.

Somos um provedor de soluções e infraestrutura de Internet que trabalha com o uso de tecnologias open source e desenvolvimento de sistemas próprios, baseados em software livre. Entendemos que a inovação ocorre quando investimos na capacidade, no talento e na criatividade de profissionais que buscam opções alternativas aos sistemas proprietários.

Software Livre

As soluções Open Source beneficiam toda a comunidade e fomentam a economia na Internet por não haver custos com licenças, permitir que profissionais de TI atuem prestando serviços e consultorias na área e a empresas de utilizarem as plataformas gerando negócios e, consequentemente, empregos. Além disso, o fato dos códigos serem abertos, permite o estudo sobre os sistemas e implementação de recursos adicionais.

Temos grande admiração pela cultura do Software Livre e gratidão pelo trabalho desenvolvido mundialmente por toda sua comunidade. Em alguns momentos, tivemos a oportunidade de encontrar pessoalmente com importantes nomes do SL que fizeram história.

Em 2009, a Hostnet realizou uma descontraída entrevista com o criador do WordPress, Matt Mullenweg, quando ele esteve no país para participar do evento WordCamp Brasil. 

Em 2015, a Hostnet realizou uma entrevista histórica com o criador do PHP, Rasmus Lerdorf, quando ele esteve no Brasil para participar da PHP Conference.  

Contribuições da Hostnet ao Software Livre

Utilizamos diversos produtos e serviços desenvolvidos pelas comunidades da Internet e acreditamos que as doações para projetos livres sejam uma boa maneira de colaborar para seu crescimento. Os critérios que usamos são basicamente conhecer o produto ou serviço, utilizar, estar satisfeito com a qualidade e ser livre. Além das doações financeiras, também colaboramos ao longo dos anos com sistemas, melhorias em códigos, traduções, cursos gratuitos, com a hospedagem de site do PHP no Brasil e outros sites relacionados a temas sobre Software Livre e apoio a eventos da área.

“A ideia surgiu do sentimento que deveríamos retribuir a comunidade que criou e mantém os Softwares Livres tanto quanto eles nos ajudam”, explica o Diretor de Tecnologia Michel Machado.

Dentre os projetos com os quais colaboramos estão: The Linux Foundation, The GNOME Foundation, WordPress, OpenDKIM, The Wikimedia Foundation, Debian, LibreOffice, The Mozilla Foundation, The Apache Software FoundationUbuntu e mais.

Confira todas as contribuições realizadas pela Hostnet desde 2004 no endereço: http://oss.digirati.com.br/

Linux XIA

Em 2017, começamos a contribuir com o projeto Linux XIA, liderado pelo diretor da Hostnet Michel Machado, que é Engenheiro PhD em Ciência da Computação e membro do grupo de pesquisa da Universidade de Boston.

Michel Machado é Engenheiro PhD em Ciência da Computação e membro do grupo de pesquisa da Universidade de Boston

Michel Machado – Linux XIA – Hostnet

projeto Linux XIA envolve a criação de uma solução livre anti-DDoS e está diretamente ligado a segurança da Internet. O Linux Xia é uma arquitetura de meta-rede e tem como objetivo criar uma internet mais segura e eficiente e uma de suas vertentes é o desenvolvimento de um sistema de proteção DDoS e a adição de algoritmos e estruturas de dados de última geração para aumentar a velocidade e a flexibilidade da Internet.

Saiba mais sobre o Linux Xia em: http://hostnet.com/linuxxia

Conteúdo Educacional 

A Hostnet patrocina há mais de 10 anos o projeto educacional Curso em Vídeo, do professor Gustavo Guanabara. Essa parceria nos permite compartilhar conhecimento com milhares de estudantes e profissionais da web. Grande parte dos conteúdos que produzimos são gratuitos e estão disponíveis para quem quiser aprender uma profissão ou se aprimorar.

Visite a plataforma EAD da Hostnet: https://www.hostnet.com.br/academia/.

Curso de Linux

As aulas são ministradas pelos professores Gustavo Guanabara e Ricardo Pinheiro e curso é destinado a alunos leigos que querem aprender Linux.

Confira e indique: https://www.youtube.com/cursoemvideo

Curso de Criação de Sites com o WordPress + Gutenberg

As aulas são ministradas pelo professore Gustavo Guanabara e o diretor da Hostnet Ramiro Lobo.

Inscreva-se: https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/curso-de-wordpress-profissional-com-gutenberg/

Curso de Criação de Sites com o WordPress + Gutenberg

As aulas são ministradas pelo professore Gustavo Guanabara e o diretor da Hostnet Ramiro Lobo.

Inscreva-se: https://www.hostnet.com.br/academia/cursos/curso-de-wordpress-profissional-com-gutenberg/

Comunidade WordPress Hostnet e Mautic Hostnet

A comunidade WordPress Hostnet reúne mais de 12.000 membros. Entre eles estão profissionais, estudantes e os diretores da empresa Ramiro Lobo e Kauê Linden, que participam ativamente tirando dúvidas e dando dicas para quem trabalha ou estuda a plataforma.

Participe da comunidade WordPress Hostnet no Facebook

A comunidade Mautic Hostnet também foi criada pela empresa para reunir profissionais que trabalham com a automação de marketing. Atualmente, 1.700 membros trocam informação sobre melhores práticas para criar a gerir campanhas de comunicação multicanais, baseadas em envio de e-mail, SMS e notificação push.

Participe da comunidade Mautic Hostnet no Facebook

Conhecimento e colaboração

A cultura do Software Livre agregou à Hostnet valores como o desenvolvimento do conhecimento coletivo e a colaboração mútua. Acreditamos que o uso e o estudo de ferramentas livres como o WordPress e o Mautic são capazes de promover transformações sociais, criando uma rede serviços e profissionais que vão gerar negócios para toda a comunidade.

Sobre a Hostnet

A Hostnet é uma empresa pioneira no mercado de hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil. Tem mais de 50 mil clientes que hospedam ou já hospedaram seus sites e administra domínios registrados por ela ao longo de 18 anos de existência. Com a proposta de ser uma empresa inovadora, desenvolve aplicações próprias baseadas em Software Livre, com o intuito de levar a todos os usuários de internet o que acreditamos ser o que existe de melhor no mercado de tecnologia da informação. Mais de 90% dos servidores da empresa rodam em Linux e todas as aplicações que utilizadas e disponibilizadas são open source. A Hostnet apóia comunidades e projetos relacionados ao Software Livre com doações em dinheiro e contribuições em códigos. Somos o provedor oficial do site do PHP no Brasil.

Deixe um Comentário





HOSPEDAGEM DE SITES

ESPECIALIZADA EM WORDPRESS

Mais Lidas

melhores plugins wordpress

Os melhores plugins para WordPress em 2024

franquia hostnet marketing digital

Trabalhe com marketing digital e criação de sites com o apoio da Hostnet

curso-seo-gratis-hostnet-cursoemvideo

Hostnet e Curso em Vídeo oferecem curso gratuito de SEO

hospedagem-sites-barata

Hospedagem de sites barata. Hospedagem de site é tudo igual?

hospedagem wordpress

Combo Cloud: você paga pela hospedagem de site e recebe muito mais

hostcast-2

Assine nossos FEEDS

Hospedagem de sites
para pequenos a grandes negócios