Ir para o conteúdo

Má notícia para os SPAMMERS

filtroantispam2Conforme recomendação do Comitê Gestor de Internet do Brasil, a Hostnet adotou os procedimentos referente a “Gerência de Porta 25” , que visa diminuir a quantidade de SPAM que trafega na Internet brasileira.

A porta 25 é basicamente a responsável pelo envio de e-mails na internet. A maior parte do SPAM da rede, segundo o CGI, é enviado através de computadores infectados que são usados como zumbi e se passam por servidores de e-mail.

Um computador infectado pode utilizar sua capacidade de processamento e conexão de internet para enviar milhares de e-mail, se passando por “servidor de e-mails” sem o conhecimento do dono. Como todo este tráfego de e-mail é realizado através da porta 25, a recomendação é que provedores de acesso a rede bloqueiem esta porta, eliminando assim a ação de máquinas zumbi.

Dessa forma, conforme seus provedores de acesso (ex: Virtua, Velox, Speed, Oi e Telefónica) adotarem este bloqueio, os usuários de aplicativos especializados em e-mails como o Outlook e Evolution por exemplo, não conseguirão se conectar ao servidor de envio de e-mail.

Para resolver a entrega de e-mails de usuários finais, deverá ser utilizada a porta 587, por isso será necessário alterar a configuração de suas contas de e-mails. Para quem usa apenas o Webmail, a medida é transparente, não é necessário alterar nada.

Mas para quem utiliza programas especializados em e-mail, a Hostnet já abriu a porta 587 para os usuários se comunicarem com nossos servidores de SMTP, e recomenda aos clientes que alterem as configurações relativas ao envio de e-mail, através de endereços como smtp.seusite.com.br.

Nos próximos dias a Hostnet vai publicar e atualizar uma série de tutoriais, explicando como usar leitores de e-mail como Outlook e Evolution, através da porta 587. A expectativa é que até o final do ano, conforme a adesão dos demais provedores será possível reduzir até 90% do SPAM enviado através de máquinas no Brasil.

Benefícios da Adoção (Segundo antispam.br)

A adoção de gerência de porta 25 pode trazer diversos benefícios, principalmente para as operadoras de redes de banda larga de perfil residencial que as implementarem. A seguir são listados alguns dos benefícios mais imediatos da adoção.

  • Saída dos blocos das operadoras de listas de bloqueio – com a diferenciação das conexões de perfil residencial, daquelas de perfil comercial, e a redução dos spams enviados, este é um dos primeiros reflexos.
  • Diminuição de reclamações de usuários – com suas máquinas não sendo mais abusadas, o usuário sente uma sensível diminuição no uso dos recursos computacionais, bem como, com a redução do consumo de banda para envio de spam, ele sente melhores condições de utilização da rede.
  • Dificulta o abuso da infra-estrutura da Internet para atividades ilícitas (fraudes, furto de dados, etc).
  • Aumenta a rastreabilidade em casos de abusos.
  • Atua já na submissão, antes do spam entrar na infra-estrutura de e-mail, implicando em menos desperdício de banda e em menos esforço de configuração de filtros anti-spam.
  • Diminuição do consumo de banda internacional por spammers – como mostram os resultados do Projeto SpamPots, 99.84% das conexões dos spammers eram originadas do exterior e mais de 90% dos spams eram destinados a redes de outros países.
  • Diminuição de custos operacionais – o spam foi o mais apontado como responsável pela demanda de recursos operacionais no “2008 Worldwide Infrastructure Security Report” (registro gratuito no site é necessário para o download do relatório mais atual), pesquisa realizada pela Arbor Networks.

Link relevantes sobre o assunto:

Resolução CGI.br/RES/2009/002/P
Antispam.br
Como Ocorre o Abuso das Redes

O que é Gerência de Porta 25

Benefícios da Adoção

Quem Adota ou Recomenda esta Prática

Documentos, Palestras, Howtos e RFCs sobre o Assunto


4 comentários

  1. Marcelo em 14 janeiro 2010 às 9:34 pm

    Sensacional essa medida, e uma coisa tão simples! Torcendo para dar certo…



  2. Jonathan Dos Santos em 19 janeiro 2010 às 1:05 am

    Muito bom! ótimo a Hostnet ter adotado esse procedimento, aguardo os tutoriais pois utilizo o Outlook diariamente 🙂



  3. Pedro em 24 janeiro 2010 às 2:52 pm

    isso vai acabar com os spams, é uma otima medida a ser tomada



  4. Cristiano Vieira em 06 março 2010 às 10:14 am

    Desculpe meu ceticismo, mas enquanto trazemos a farinha os caras do mal (spammers) já estão com o bolo pronto. Tenho certeza que essa medida será apenas paleativa.
    Infelizmente não somente propagandas indesejadas circulam pela rede, mas também e-mails com “power point”.
    Além do mais tem aqueles amigos chatos que vivem mandando mensagens de ajude zé e maria. Spam, uma praga que não acredito que irá acabar. Ao menos por enquanto!



Deixe um Comentário





Mais Notícias

criação de loja virtual

E-commerce cresce e segue forte mesmo com a retomada do comércio físico

Marketing digital em vitória

Casal de empreendedores inaugura franquia da Hostnet em Vitória – ES

ebook para Segurança de TI

Segurança em TI: O que é criptografia?

registro de domínio

O que é domínio e como escolher um nome para o seu site?

hostcast-2

Assine nossos FEEDS