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Crescimento do mercado mobile exige sites responsivos

O mundo já reúne 7 bilhões de celulares, o mercado mobile continua crescendo e sites precisam funcionar em um modelo responsivo

Um dos presentes mais concorridos do Natal é um celular ou um “novo” celular. Isso mesmo, as pessoas precisam se comunicar e o celular é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente. Pode ser para ligações, aplicativos de mensagens, mandar emails, posts em redes sociais…as possibilidades são infinitas. Além disso, trocar de aparelho “sempre que dá” já virou um hábito mundial, seja para ter uma tecnologia atualizada ou simplesmente por status.

Segundo a ONU, o número de celulares que circulavam pelo planeta em 2000 era de apenas 738 milhões. Em 15 anos, o mundo ultrapassou a marca de7 bilhões de aparelhos. O maior mercado de telefones móveis ativos, hoje, é a China, seguida por Índia, EUA, Indonésia e em 5º lugar o Brasil.

A tecnologia 3G atinge 69% da população mundial, incluindo também área rurais, onde, geralmente, o acesso a rede é mais difícil. Mesmo assim, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) informa que 4 bilhões de pessoas ainda não se conectam a Web. Além do rápido progresso tecnológico, os dados apontam também para a necessidade de desenvolvimento em países mais carentes e com menos infraestrutura.

A notícia boa e que após o ano corrente, a tecnologia da informação e comunicação será de extrema relevância para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU, em setembro passado. O grande obstáculo a ser superado é a velocidade. Enquanto França e Coreia do Sul apresentam velocidades superiores a 30MB por segundo, o Brasil continua com 2MB em média. A esperança chegará em 2016, ano das Olimpíadas, com testes da tecnologia 5G.

Na contramão – linhas fixas perderam espaço no mercado mundial. Ainda crescem, mas apenas 7% ao ano. No Brasil, a venda de celulares pré-pagos também esfriou, com uma queda de 2,2 milhões em outubro; reflexo da crise.

Analisando o cenário mundial e levando em consideração que a Internet não oferece barreiras físicas ou geográficas, levantamos a importância de adotar um modelo de site responsivo para o seu negócio funcionar bem online.

O que é um site responsivo?

Site, layout ou design responsivo ou flexível é todo site desenvolvido com uma tecnologia que permite que o mesmo se adeque automaticamente a diferentes dispositivos: PC, celular, tablet, entre outros. Trocando em miúdos: ele muda de aparência e disposição de acordo com o tamanho e a orientação da tela na qual será exibido. Mesmo em uma tela pequena, como a de um smartphone, os elementos se reorganizam para mostrar as principais coisas em primeiro lugar.

Com um site responsivo o usuário não depende de zoom in e zoom out para acessar uma página pelo smartphone e os detalhes e botões se encaixam perfeitamente nessa nova configuração, funcionando muito bem.

Como ter um site responsivo

Atualmente, a maioria das empresas e profissionais desenvolvedores de sites adotam a tecnologia responsiva. Sendo assim, um website não vai sair mais caro porque será feito com esse recurso. A própria Hostnet oferece o serviço Site Pronto, que entrega ao cliente um site moderno, de fácil utilização e totalmente responsivo, em até 5 dias.

Fique atento – os sites que não são responsivos estão fadados a péssimas posições (se e que vão aparecer) em pesquisas feitas pelo Google. A empresa de tecnologia incluiu “ser amigável a dispositivos móveis” (design responsivo) como critério para posicionamento em seu ranking, isso acontece desde abril de 2015. E a tendência é realmente banir da lista quem não se adaptar a nova tecnologia.

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